Variante delta: países retomam restrições após aumento nos casos de Covid

África do Sul, Bangladesh, Malásia e parte da Austrália terão regras mais rigorosas de confinamento nos próximos dias. Em Tóquio, sede das Olimpíadas, número de novos casos voltou a mostrar curva ascendente.

variante | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Países que vinham relaxando as medidas de prevenção ao coronavírus voltaram atrás neste fim de semana com o avanço dos casos de Covid-19 atribuídos à variante delta, identificada pela sigla B.1.617.

Essa variante do coronavírus SARS-CoV-2, descoberta primeiro na Índia, tem se mostrado mais transmissível do que as demais cepas. Isso significa que uma pessoa infectada potencialmente espalha o vírus para mais pessoas. O Brasil registra uma morte confirmada de uma paciente que contraiu a variante delta.

A boa notícia é que as vacinas protegem contra a variante delta, quando tomadas TODAS AS DOSES NECESSÁRIAS. Além disso, as orientações de evitar aglomerações, higienizar bem as mãos e usar máscaras continuam valendo e funcionam para cortar a disseminação do coronavírus.

Pacientes com covid-19 chegam ao hospital de Joanesburgo, na África do Sul - Foto: AP Photo

Leia abaixo sobre a retomada das restrições contra a Covid-19 em alguns países do mundo:

África do Sul — governo ampliou o toque de recolher e restringiu a venda de bebidas alcoólicas.

Austrália — um dos países que melhor controla a pandemia determinou um confinamento de duas semanas em Sydney e região após um surto com mais de 100 casos.

Bangladesh — começará nesta segunda-feira (28) um lockdown nacional "para evitar situação parecida com a Índia", país vizinho.

Israel — uso de máscaras em locais fechados voltou a ser exigido na sexta (25), após novo aumento nos casos de Covid-19.

Malásia — prorrogou o lockdown decretado há um mês para todo o país.

Nova Zelândia — após detecção de um único caso na capital Wellington, toda a cidade foi colocada em alerta e sob regras de distanciamento social.

Rússia — o país reforçou a campanha de vacinação após Moscou bater recorde de mortes por coronavírus.

Tailândia — retomará restrições a locais como restaurantes, e alguns tipos de reuniões ficarão proibidas.

Anteriormente, o aumento dos casos de Covid relacionados à variante delta havia feito o Reino Unido adiar os planos de fazer a reabertura total: o funcionamento das áreas internas de bares e casas noturnas voltariam já em junho, mas o governo britânico adiou para meados de julho.

Novo aumento em Tóquio preocupa

A menos de um mês para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos, a cidade-sede Tóquio volta a se preocupar com os dados do coronavírus. Após semanas de quedas nos casos, o número de novos diagnósticos na capital do Japão mostra tendência de aumento.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, ficará afastada por mais dias nesta semana após ter sido diagnosticada com estafa. Ela lidera os esforços para conter a pandemia na capital japonesa até o início das Olimpíadas e Paralimpíadas, e aliados disseram que isso levou ao seu esgotamento.

Entretanto, por enquanto, não se fala em retomar o estado de emergência encerrado na semana passada. A medida não é um lockdown completo, mas impede o funcionamento de locais como restaurantes e bares. Organizadores das Olimpíadas dizem que os Jogos podem ocorrer mesmo se Tóquio estiver em estado de emergência.

Os Jogos Olímpicos começam oficialmente em 23 de julho e terminam em 8 de agosto, mas modalidades como futebol e softbol se iniciam já em 21 de julho. Os locais de competição receberão número restrito de torcedores, que serão apenas pessoas que já residam no Japão. O comitê organizador, porém, admite que a possibilidade de os Jogos ocorrerem com portões fechados não está descartada.

Primeiro caso de variante  delta é confirmada no Paraná

Variante delta deve predominar, diz OMS

A variante delta do coronavírus tem se tornado dominante em todo o mundo, disse a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan em 18 de junho.

Uma variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante seu processo de replicação. Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais circula (transmitido de uma pessoa para outra), mais ele faz replicações — e maior é a probabilidade de ocorrência de modificações no seu material genético.

A preocupação é que essa variante infectou muitas pessoas não vacinadas em países onde acreditava-se que a imunização já estava em um patamar elevado o bastante para acabar com a disseminação do vírus. Além disso, há indícios de que apenas uma dose das vacinas tomadas em regime de duas doses não seja suficiente para proteger contra a infecção.

Mas nem tudo é má notícia. Os estudos apontam que as vacinas disponíveis protegem, sim, contra a variante delta quando tomadas todas as doses necessárias. O outro dado positivo é que, em países onde a maioria da população já está vacinada como Israel e Reino Unido, a alta no número de casos não se converteu em mortes — um sinal de que os imunizantes protegem contra formas graves da Covid-19.

Brasil registra 1 morte confirmada pela variante

Uma mulher grávida, que veio do Japão para Apucarana, no norte do Paraná, é a primeira paciente que morreu com diagnóstico da variante delta. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, neste domingo (27).

A gestante, que tinha 42 anos, fez a coleta do RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar para o Brasil, e o resultado foi negativo para a doença. Dois dias depois de chegar ao país, no dia 7 de abril, ela começou a apresentar sintomas respiratórios, fez um novo exame e o resultado deu positivo.

No dia 15 de abril, oito dias após a confirmação do diagnóstico, a mulher foi internada. Devido ao agravamento dos sintomas, no dia 18 de abril, ela passou por uma cesariana de emergência, ela não resistiu e morreu logo depois do procedimento cirúrgico.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o bebê está saudável e continua sendo acompanhado pelo município. Os outros integrantes da família da gestante estão bem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES