Variante Delta pode se tornar a cepa dominante no mundo

Preocupação é maior com o impacto nos países mais pobres; governos mais ricos tentam diferentes medidas de contenção

Variante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A variante Delta de Covid-19, identificada pela primeira vez na Índia, foi detectada em 74 países e está se espalhando rapidamente em meio a temores de que esteja prestes a se tornar a cepa dominante em todo o mundo.

Com surtos da principal cepa Delta e várias de suas sub-linhagens confirmados na China, Estados Unidos, África, Escandinávia e no Pacífico, a preocupação está se concentrando cada vez mais em como ela parece ser mais transmissível, além de causar quadros mais graves da doença.

Variante Delta preocupa o mundo (Foto: divulgação)

Nos EUA, de acordo com o ex-comissário da Food and Drug Administration Scott Gottlieb, os casos da variante Delta estão dobrando aproximadamente a cada duas semanas e são responsáveis por 10% de todos os novos casos, enquanto no Reino Unido é responsável por mais de 90% dos novos casos.

Enquanto as autoridades de saúde ao redor do mundo estão coletando e compartilhando dados sobre a disseminação da nova variante, o temor é que em países em desenvolvimento com sistemas de monitoramento menos robustos, a variante Delta já pode ter se espalhado muito mais do que foi relatado.

Ashish Jha, reitor da escola de saúde pública da Brown University nos Estados Unidos, chamou na semana passada a variante Delta de “a variante mais contagiosa que vimos até agora”.

Como na introdução de cepas anteriores de coronavírus durante a pandemia, a variante Delta está se mostrando perniciosa e eficaz em evitar controles de fronteira e medidas de quarentena.

Um caso em questão foi a Austrália, onde uma nova sub-linhagem da variante Delta parece ter sido responsável por novos surtos, alguns aparentemente não relacionados a casos importados identificados entre pessoas em quarentena de hotel.

A Organização Mundial da Saúde designou a Delta como uma variante de interesse em abril e uma variante de preocupação em 11 de maio. Parece causar sintomas mais graves, de acordo com evidências observadas na Índia e em outros lugares, incluindo dor de estômago, náuseas, vômitos, perda de apetite, perda de audição e dores nas articulações.

As evidências de Guangzhou, na China, em particular, têm sido preocupantes. Lá, as autoridades de saúde relataram 12% dos pacientes que ficam gravemente ou criticamente doentes dentro de três a quatro dias do início dos sintomas - até quatro vezes mais do que em surtos anteriores - e indivíduos doentes infectando mais pessoas.

Pesquisas na China, refletindo em termos gerais que no Reino Unido, onde a variante Delta se tornou dominante, também descobriram que a cepa parece ser um pouco mais resistente às vacinas, em particular a uma dose única.

Tudo isso gerou um debate renovado sobre como os governos deveriam responder à variante Delta. Em meio às dificuldades em evitar a disseminação da variante globalmente, vários países estão tentando diferentes abordagens para tentar controlar sua disseminação.

Talvez o mais radical, como também foi visto no surto inicial de coronavírus em Wuhan, tenha sido a abordagem da China após seu primeiro caso confirmado da variante Delta, em uma mulher de 75 anos em Liwan, um distrito da cidade de Guangzhou, no sul, depois de visitar um restaurante.

Isso levou a novas medidas, incluindo veículos de transporte sem motorista entregando alimentos e suprimentos para dezenas de milhares de pessoas em distritos que estão sob estrito bloqueio, enquanto uma frota de 60 drones garante que as pessoas permaneçam dentro de casa.

A Indonésia disse na segunda-feira que esperava que uma nova onda de infecções por coronavírus atingisse o pico no início de julho, com a variante Delta se tornando mais dominante em algumas áreas e com a ocupação dos hospitais em Jacarta chegando a 75%.

O número de casos na Índia tem caído nas últimas semanas, e o Reino Unido em particular está sendo observado de perto como o canário na mina de carvão por países cujos programas de vacinação já estão bem avançados - como os EUA e Israel - que estão ansiosos para entender o que aconteceu da variante Delta significa para hospitalizações e mortes.

Por enquanto, porém, os Estados Unidos - onde 43,6% dos adultos estão totalmente vacinados - estão aderindo à sua política de proteção contra a variante por meio do incentivo à vacinação, com pouca pressão por novos bloqueios ou restrições semelhantes.

Embora a preocupação esteja aumentando em países com sistemas de saúde e programas de vacinas bem desenvolvidos, o mais preocupante é o impacto potencial da variante Delta nos países mais pobres. Os hospitais na capital da República Democrática do Congo , Kinshasa, foram “sobrecarregados” por um aumento nas infecções por Covid. O presidente, Félix Tshisekedi, disse que o país vive uma terceira onda impulsionada em parte pela variante Delta. “Vou tomar medidas drásticas para lidar com esse aumento da doença. Estamos falando da variante indiana em particular ”, disse Tshisekedi, sem especificar as medidas que planejou.

O governo do Zimbábue anunciou no fim de semana um bloqueio localizado de duas semanas para os distritos de Hurungwe e Kariba após a detecção da variante Delta. O governo disse que mais de 40 casos foram registrados nos últimos três dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES