Veja o momento emocionante do fechamento da UTI Covid-19 do HGV

Maior hospital do Piauí desativa UTI Covid-19 após queda expressiva do número de casos graves da doença

Com a queda expressiva do número de casos graves da Covid-19, HGV desativa a UTI Covi-19 | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) desativou na terça-feira (31) a última Unidade de Tratamento Intensivo  (UTI) para tratamento da Covid-19.  O fechamento foi motivado pela queda expressiva do número graves da doença no estado. O Hospital, a partir de agora, vai dar celeridade à fila de espera dos pacientes eletivos com outras enfermidades.

A equipe da UTI Covid-19 fez um vídeo emocionante do momento do fechamento da unidade. As imagens mostram os profissionais apagando as luzes e saindo da sala.  Em um ano e seis meses, o HGV internou 1.548 pacientes, a maioria em leitos de UTI.  

De acordo com o diretor-geral, Osvaldo Mendes, a ampliação da vacinação reduziu o número dos casos graves no Piauí, possibilitando o fechamento das UTIS Covid e retorno das outras atividades interrompidas durante a pandemia.Com a queda expressiva do número de casos graves da Covid-19, HGV desativa a UTI Covi-19Com a queda expressiva do número de casos graves da Covid-19, HGV desativa a UTI Covi-19Com a queda expressiva do número de casos graves da Covid-19, HGV desativa a UTI Covi-19

Para o diretor, o sentimento é de felicidade. “É com grande alegria que comunicamos a sociedade o fechamento das últimas unidades de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 aqui no HGV. Com o avanço da vacinação, houve uma diminuição expressiva do número de internações e pudemos fechar as UTIs Covid. Chegamos a ter 70 leitos e tratamos quase 1.600 pacientes. Com isso, podemos retornar as atividades nas quais o HGV tem perfil para tratar e realizar cirurgias, pois temos uma fila grande de espera no ambulatório”, explica Osvaldo Mendes.

Osvaldo Mendes também faz um agradecimento:  “Eu queria agradecer a todos os profissionais que se dedicaram e pedir à sociedade que continue adotando as medidas de proteção para que não volte ocorrer outro pico”, fala emocionado o diretor do HGV.

Com a queda expressiva do número de casos graves da Covid-19, HGV desativa a UTI Covi-19 

MISSÃO CUMPRIDA 

O Coordenador das UTIs do HGV, Caubi Medeiros, comenta que a sensação é de missão cumprida. “O HGV desempenha um papel importante na saúde pública do Estado e, em um momento histórico como numa situação de pandemia, com tantos pacientes críticos, conseguiu dar resposta rápida e eficiente à ampla demanda de leitos de UTI. Sinto orgulho de ter feito parte de uma equipe tão competente”, destaca o médico.

Para a gerente de enfermagem, Olivia Leal, o sentimento é de gratidão por todos os profissionais que participaram dessa luta. “Ontem, às 18 horas, o HGV fechou a sétima UTI Covid. Parabéns a todos os profissionais que participaram dessa luta. A palavra hoje é somente gratidão”, destacou a enfermeira.

ATUAÇÃO DO HGV 

O presidente da Fepiserh, órgão que administra o HGV, Ítalo Rodrigues, destaca a atuação do HGV no tratamento da Covid-19. “ O HGV tornou-se referência no tratamento de uma doença que pegou toda a comunidade científica e médica de surpresa. Durante toda a pandemia atendeu um grande fluxo de pacientes com um atendimento de qualidade, salvando muitas vidas. Agora, com a queda do número de casos, a UTI Covid-19 fecha para que pacientes com outras enfermidades sejam atendidos”, destaca Ítalo.Com a queda expressiva do número de casos graves da Covid-19, HGV desativa a UTI Covi-19



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES