Veja o que se sabe sobre o 1º caso de reinfecção de Covid-19 no mundo - 2. Por que é difícil confirmar casos suspeitos de mais de uma infecção?

Cientistas de Hong Kong anunciaram, na segunda-feira (24), a confirmação do primeiro caso de reinfecção pela doença.O paciente, um homem de 33 anos, se infectou com o vírus pela segunda vez depois de viajar à Espanha. Na primeira vez, teve apenas sintomas leves. Na segunda, não apresentou sintomas. Veja o que se sabe até agora. - 2. Por que é difícil confirmar casos suspeitos de mais de uma infecção?

Slide 2 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

2. Por que é difícil confirmar casos suspeitos de mais de uma infecção?

Uma das dificuldades em descobrir se a pessoa pegou mesmo o coronavírus de novo é saber se o vírus que aparece na segunda vez é o mesmo da primeira. Ele pode ser o mesmo e só estar aparecendo de novo nos testes, mesmo que tenha eventuais mutações.

Isso porque a pessoa pode ficar com o vírus no corpo, escondido e mudando, mesmo depois que o rastro dele não aparece mais nos exames, explica a cientista Ester Sabino, da Faculdade de Medicina da USP, que fez parte da equipe que sequenciou o genoma do coronavírus no Brasil.

"Passou 6 meses, mesmo se ele estiver dentro da pessoa, ele pode adquirir outras mutações", explica Sabino.

Por isso, o ideal é fazer o sequenciamento genético, como os cientistas de Hong Kong fizeram. Com ele, é possível montar o que se chama de árvore filogenética, que detalha as relações entre várias espécies e as mutações que elas sofreram (veja mais abaixo).

"Sem sequenciar a primeira [infecção] e a outra, não dá para provar", diz a pesquisadora da USP.

"Quando você faz a sequência e coloca numa árvore, se fosse [o mesmo vírus], ia ter a sequência, com a mutação, diferente do primeiro vírus, mas os dois iam estar no mesmo grupo da árvore. E não é o que aconteceu. Então você sabe que o outro vírus não é o que estava nele antes", explica Ester Sabino.

Na pesquisa, os cientistas afirmam ter encontrado 24 partes do vírus da segunda infecção que são diferentes do primeiro. Mas Sabino explica que é a origem filogenética, e não as mutações em si, o mais importante.

"Poderia ter adquirido 24 mutações, mas, quando você faz essa análise da árvore, eles ficariam juntos assim mesmo. E não é o caso. Então é claro que é reinfecção. Claramente, a origem da primeira amostra é diferente da segunda", acrescenta a cientista.

Neste caso, diz Sabino, a diferença é clara. Se fosse um caso de um paciente que esteve o tempo todo no Brasil, por exemplo, poderia ficar mais difícil determinar se houve uma nova infecção ou se o que há é o mesmo vírus, mas com pequenas mudanças.

"É muito mais difícil provar quando se está numa mesma região, porque os vírus são muito parecidos e é muito mais difícil dizer se a amostra mutou dentro do indivíduo ou fora dele. É muito mais complexo provar a infecção no Brasil porque as cepas são todas parecidas entre si. É muito mais fácil num caso como esse de Hong Kong, que a pessoa viajou e pegou em outro lugar", explica.

No sequenciamento que a equipe dela fez em junho, por exemplo, foram encontrados mais de 400 códigos genéticos do coronavírus no Brasil, com 3 cepas ("versões") principais que ganharam espaço e passaram a circular pelo país.

No início de agosto, a USP também apontou um caso de reinfecção de uma paciente em Ribeirão Preto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES