Veja o que se sabe sobre o 1º caso de reinfecção de Covid-19 no mundo - 6. Ter anticorpos garante imunidade?

Cientistas de Hong Kong anunciaram, na segunda-feira (24), a confirmação do primeiro caso de reinfecção pela doença.O paciente, um homem de 33 anos, se infectou com o vírus pela segunda vez depois de viajar à Espanha. Na primeira vez, teve apenas sintomas leves. Na segunda, não apresentou sintomas. Veja o que se sabe até agora. - 6. Ter anticorpos garante imunidade?

Slide 6 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

6. Ter anticorpos garante imunidade?

Ainda não se sabe ao certo. Depois de um tempo, os anticorpos tendem a sumir, mas existe um outro tipo de resposta imune, das células T, que também ajuda no combate ao coronavírus.

Há estudos que apontam que essa resposta, a chamada resposta imune celular, dura mais tempo que a dos anticorpos (a resposta imune humoral). Além disso, esse tipo de célula já foi encontrado mesmo em pessoas que não tiveram os anticorpos detectados.

No caso do paciente de Hong Kong, apesar de ele ter tido a primeira infecção pelo coronavírus, não foram detectados anticorpos assim que ele foi infectado pela segunda vez – eles só apareceram depois de cinco dias. Isso pode indicar, segundo os cientistas, duas possibilidades:

Para os cientistas, essa falta de respostas nos anticorpos pode ter consequências tanto para tornar possível que as pessoas tenham o coronavírus mais de uma vez quanto na gravidade da doença.

"Apesar de nosso paciente ser assintomático na segunda infecção, é possível que a reinfecção em outros pacientes resulte em uma infecção mais severa", alertam.

Mas eles destacam que é possível que o paciente tenha desenvolvido os anticorpos depois da primeira vez que ficou doente – isso pode apenas não ter sido detectado pelos testes.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores lembram, também, que a resposta imune das células T pode ter um papel em melhorar a severidade da doença na segunda infecção. (Os cientistas de Hong Kong não falaram sobre essa resposta no paciente reinfectado).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES