Veja o que se sabe sobre o 1º caso de reinfecção de Covid-19 no mundo - 7. A vacina vai funcionar?

Cientistas de Hong Kong anunciaram, na segunda-feira (24), a confirmação do primeiro caso de reinfecção pela doença.O paciente, um homem de 33 anos, se infectou com o vírus pela segunda vez depois de viajar à Espanha. Na primeira vez, teve apenas sintomas leves. Na segunda, não apresentou sintomas. Veja o que se sabe até agora. - 7. A vacina vai funcionar?

Slide 7 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

7. A vacina vai funcionar?

Ninguém sabe. A grande dúvida, explica Ester Sabino, é por quanto tempo a resposta imune induzida pela vacina vai garantir proteção.

Para uma futura vacina, diz Sabino, as mutações não são o problema, porque, além de serem poucas, no caso do coronavírus, as mutações que ele sofre não mudam a forma com que é reconhecido pelo sistema imune. A questão é se o corpo é capaz de manter esse reconhecimento a longo prazo. E isso importa porque, ao receber uma vacina, o corpo é induzido a produzir anticorpos para uma determinada doença.

"Para a vacina, o problema é esse. A pessoa teve a infecção e perdeu o anticorpo. Será que vai acontecer a mesma coisa com a vacina? Vai durar quanto tempo a vacina? O problema é a proteção, não é a mutação", explica.

Para esclarecer a diferença, Sabino compara o Sars-CoV-2 ao HIV – que é um vírus que tem muitas mutações, e, por isso, é difícil encontrar uma vacina que funcione contra ele. Diferente do coronavírus, o HIV "muda" tanto que o sistema imune passa a não ser mais capaz de reconhecê-lo, e, por isso, tem dificuldade em combatê-lo.

Na pesquisa de Hong Kong, os cientistas dizem que uma vacina para a Covid-19 não deve ser capaz de fornecer proteção para a vida inteira. Além disso, recomendam que mesmo pacientes que já tiveram a doença devem ser imunizados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES