Vídeos flagram bares abertos com aglomeração na zona Leste de Teresina

Imagens mostram festas com pessoas despreocupadas em relação a medidas sanitárias de prevenção à Covid-19

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro dia em que o novo decreto estadual com restrições de funcionamento do comércio e serviços de entretenimento como bares e restaurantes no Piauí passou a valer em todo Estado, vídeos que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens como Whatsapp flagraram pessoas aglomeradas e sem o uso de máscaras em bares na zona Leste de Teresina. Muitas delas estavam bebendo e conversando, sem qualquer preocupação com o avanço de casos e mortes por Covid-19 e contrariando as orientações das autoridades de saúde.

Mesmo com restrições, bares descumprem decreto e promovem aglomeração na zona Leste de Teresina

No decreto estadual, bares e restaurantes só podem funcionar até as 23h, e fica proibida a utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental. Já o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, flexibilizou as atividades do setor de entretenimento ampliando o funcionamento até meia noite com permissão para música ao vivo e instrumental, mas com público sentado e sem dança.

As novas medidas restritivas visam conter a disseminação da Covid-19 no estado e evitar um colapso na rede de saúde. Para decisão, o governo considerou o aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e a crescente ocupação de leitos de UTI no Piauí, onde alguns hospitais já apresentam 100% de ocupação. As medidas para enfrentamento da Covid-19 entraram em vigor na sexta-feira (29) e seguem até dia 21 de fevereiro.

Em um dos vídeos publicados, um cidadão que passa de carro flagrou um bar localizado na Avenida Zequinha Freire, no bairro Planalto Uruguai, na zona Leste de Teresina, funcionando normalmente na madrugada deste sábado (30), com pessoas em pé na via pública devido a superlotação no interior do estabelecimento descumprindo as normas do decreto e sem atender nenhuma medida de segurança como a distância mínima de dois metros entre as mesas.

A Polícia Militar chegou chegou a ir ao local, mas ao ver as viaturas, o grupo se dispersou e o bar parou o atendimento e fechou as portas. 

Mesmo com as novas restrições, uma casa de shows no bairro Vale Quem Tem, promoveu uma festa clandestina com show ao vivo de bandas de swingueira e sem respeitar a ordem de proibição de apresentações ao vivo. Para fazer abordagens em eventos com aglomeração precisa que denúncias sejam feitas. As denúncias podem ser feitas pelo 190.

Na noite de sexta-feira (29), a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar do Piauí vistoriaram cerca de 16 estabecimentos e autuaram oito deles durante a Operação Candeeiro em Teresina. Os locais estavam descumprindo medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.  

Piauí tem 3.051 mortes e 158.584 casos de Covid-19, diz Sesapi 

No boletim divulgado na noite de sexta-feira (29), a  Secretaria de Estado da Saúde, informou que foram registrados, no Piauí, em 24 horas, 809 novos casos e seis óbitos pela Covid-19. 

Ao todo, os casos confirmados no estado somam 158.584 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.051 e foram registrados em 205 municípios. Até agora, morreram 1.785 homens  e 1.266 mulheres. 

Campanha de vacinação 

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 29.554 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado. 

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

LEIA MAIS:

Novo decreto proíbe comércio aberto após 17h; bares até 23h no Piauí

Dr. Pessoa libera música em bares até meia noite e shopping até 22h



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES