Voo que sai do Recife para buscar vacina na Índia é adiado para sexta

A informação foi confirmada pela administradora do aeroporto, a Aena.

Voo que sai do Recife para buscar vacina na Índia é adiado para sexta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Previsto para decolar às 23h do Aeroporto do Recife nesta quinta-feira (14), o voo com destino à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 foi adiado para a sexta-feira (15), no mesmo horário. A informação foi confirmada pela administradora do aeroporto, a Aena.

O imunizante da AstraZeneca/Oxford foi adquirido pelo Ministério da Saúde. O voo será operado por um Airbus 330neo da Azul Linhas Aéreas. O destino é a cidade indiana de Mumbai. Inicialmente, o retorno estava previsto para o próximo sábado (16), mas com a mudança, a volta também pode ser postergada.

A carga de vacinas - produzidas pelo laboratório indiano Serum - é estimada em 15 toneladas. A aeronave que realiza a operação, a maior da frota da companhia, será equipada com envirotainers específicos para garantir o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

Em nota, a Azul informou que a operação logística para a busca das vacinas teve o início reprogramado em algumas horas devido a "questões logísticas internacionais".

De acordo com a companhia aérea, a aeronave inicia a jornada na tarde desta quinta (14), decolando de Campinas com destino ao Recife. O avião pernoita no aeroporto da capital pernambucana e parte para Mumbai às 23h da sexta. A tripulação do voo se apresentará no aeroporto por volta das 21h30.

"Como resultado de um grande esforço conjunto entre os órgãos envolvidos, a operação de trazer os imunizantes ao Brasil será concluída de forma antecipada em relação ao plano original", diz a Azul. A companhia não informou quando será a volta da aeronave.

O Ministério da Saúde deverá se pronunciar em breve sobre a mudança.

O voo será operado por um Airbus 330neo da Azul Linhas Aéreas

A VIAGEM

De acordo com o Ministério da Saúde, até Mumbai serão 15 horas de voo, sem escalas. O trajeto tem mais de 12 mil quilômetros. A aeronave deve retornar pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas.

Ainda segundo o governo federal, a vacina da AstraZeneca será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início à imunização em todo o País, "de forma simultânea e gratuita". A segurança do transporte em terra até os estados contará com o apoio do Ministério da Defesa.

O Brasil conta ainda com 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac. Segundo o Ministério da Saúde, o País tem 354 milhões de doses contratadas após acordos realizados com laboratórios, "além de seringas suficientes para a administração das vacinas a todos os brasileiros".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES