W. Dias e Flávio Dino iniciam diálogos para importação da vacina Sputnik V

Com a decisão da Anvisa, que foi tomada na sexta-feira (04), fica autorizada a importação excepcional e temporária

W. Dias e governadores iniciam diálogos para importação da vacina Sputnik V | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, e o governador do Maranhão e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Flávio Dino, divulgaram neste sábado, 5, uma nota comemorando a decisão da Anvisa de aprovar a importação excepcional de doses da vacina Sputnik V. Na nota, eles também afirmam que já iniciaram um diálogo com os fornecedores russos para a importação da vacina.

Apesar da autorização ocorrer de modo excepcional e temporário, com uso do imunizante inicialmente restrito, os governadores afirmaram que já iniciaram o processo de análise, junto aos fornecedores russos, sobre os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa. O objetivo é promover os ajustes contratuais necessários à execução da importação, nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.

Governadores Wellington Dias e Flávio Dino já iniciaram diálogo - Foto: Reprodução/Ascom

Com a decisão da Anvisa, que foi tomada na sexta-feira (04), fica autorizada a importação excepcional e temporária correspondente a doses para vacinação de 1% da população dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Em junho, o Piauí receberá 66 mil doses.

“Ontem tivemos um dia de vitória, pois tudo o que o Brasil mais precisa é de mais vacinas. Trabalhamos para essas condições, fomos atrás da Pfizer, da Janssen, da Sputnik. Compramos 37 milhões de doses da Sputnik e agora temos a aprovação, ainda que com restrições, mas é um grande passo. Nós, governadores do Nordeste, estamos marcando uma agenda com a Anvisa para trabalhar sobre o cumprimento do regramento que foi estabelecido, mas comemoramos a decisão, que possibilita a ampliação da vacinação para a população em geral”, disse Wellington Dias.

Confira a nota:

Os governadores dos estados do Nordeste e da Amazônia Legal, reunidos neste sábado (5), comemoraram a decisão da Anvisa em liberar a importação da vacina Sputnik.

Estamos analisando, juntamente com os fornecedores russos, os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa, visando a ajustes contratuais e à execução nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.

Reiteramos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome de nossas causas principais: Vida e Saúde.

Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, cries econômica e desemprego.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES