W.Dias e governadores se reúnem com Pazuello para tratar de vacinação

O Ministério da Saúde informou que a expectativa é imunizar 109,5 milhões de pessoas em 2021.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Wellington Dias (PT) e governadores de outros Estados participam de uma reunião na manhã desta terça-feira (08) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. O objetivo do encontro é definir de fato, junto com o governo, um cronograma para vacinar a população. As cobranças de estados e municípios para que o governo do presidente Jair Bolsonaro apresente um planejamento detalhado do plano nacional de imunização contra a Covid-19 vem aumentando nos últimos dias. As informações são do G1 DF. 

Entre os governadores que foram ao Planalto estavam: Wellington Dias (PT), do Piauí; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Gladson Cameli (PP), do Acre; Helder Barbalho (MDB), do Pará; e Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás. Outros decidiram participar por videoconferência.A reunião ainda não havia se encerrado, até o fecgamento desta matéria. 

Também nesta terça, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou uma nota reivindicando que o governo federal adquira todas as vacinas reconhecidas como seguras e eficazes contra a doença e organize a distribuição por todo o país. Pedido semelhante ao feito por secretários de Saúde.

Divulgação/ CCom

Até agora, o governo divulgou uma estratégia preliminar, dividida em quatro etapas. Em cada etapa, vai ser vacinada uma parcela diferente de categorias consideradas mais vulneráveis ou expostas ao coronavírus.  O Ministério da Saúde informou que a expectativa é imunizar 109,5 milhões de pessoas em 2021.

Na segunda-feira (7), o governo federal anunciou que deve assinar nesta semana o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pela Pfizer e pela Biontech. Até então, o governo tinha acordo só com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca.

O instituto Butantan, em São Paulo, desenvolve a vacina Coronavac em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. No Paraná, o governo local assinou uma parceria com a Rússia para desenvolvimento da vacina Sputnik V. No Distrito Federal, está em fase de testes a vacina belga produzida pelo laboratório Janssen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES