W. Dias fala em risco de desabastecimento de medicamentos no Piauí

O governador piauiense encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, destacando a sua preocupação com a situação

Governador cita risco de desabastecimento de medicamentos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aumento no contágio do Sars-Cov-2 pelo país tem preocupado demasiadamente os governadores, no Piauí, a situação não é diferente e o líder estadual Wellington Dias (PT) encaminhou um ofício ao ministro da saúde Eduardo Pazuello pedindo para que o estoque de medicamentos seja examinado, no intuito de que sejam tomadas providências.

No documento é explicitado que os laboratórios têm relatado para uma demanda superior a capacidade. Nisto, o alerta é para a possível falta de alguns remédios no momento mais grave registrado da crise sanitária.

Com a situação, Dias faz um apelo para a "aquisição de itens essenciais e com elevado risco de desabastecimento neste segundo pico de casos da doença". Na última sexta (26), o governador piauiense, que também preside o Consórcio Nordeste, já havia relatado que estamos à beira de um colapso nacional, revelando que estão faltando leitos, recursos humanos, medicamentos e outros insumos, o prognóstico é desesperador.

“O Brasil está à beira de um colapso nacional na rede hospitalar. Já são 20 das 27 unidades da federação que ou colapsou ou está no limite, não há vaga para um Estado receber paciente do outro. Faltando recursos humanos, medicamentos e outros insumos, o consumo aumentou ao mesmo tempo no Brasil inteiro”, disse.

O aumento nos óbitos vem acompanhado do crescimento de novos casos, o que evidencia que a situação não vai melhorar pelos próximos dias, e a demanda por atendimento de alta complexidade tende a avançar abruptamente, colocando os Estados num patamar ainda mais grave da pandemia. "Ontem cresceu óbitos mas cresceu também mais confirmação de casos, mais adoecimento, que significa mais transmissibilidade e em consequência risco de elevação para mais óbitos, ontem eu alertei ao Ministro da Saúde. São 20 Manaus com muito mais gente cada uma", frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES