Welligton Dias estende decreto de isolamento até 07 de junho no Piauí

O governador estendeu as medidas, porém já projeta a retomada da atividade econômica também em junho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em transmissão ao vivo realizada na quarta-feira, 20 de maio, o governador Wellington Dias (PT) anunciou que estenderá o decreto de isolamento até o dia 07 de junho. O líder estadual também indicou para o plano de retomada econômica, que começará a se estabelecer no próximo mês.

“Concluímos agora a reunião emergencial do Comitê Covid-19, o Comitê de cientistas apresentou a proposta que ainda há crescimento e a necessidade de prorrogação, então aprovamos o decreto de prorrogação até o dia 07 de junho e nessa prorrogação aponta duas situações novas: além do isolamento normal, aponta a necessidade de trabalharmos a integração da rede de atenção básica, com os equipamentos necessários, com um olhar especial para proteger as pessoas com mais de 60 anos”, disse.

Quanto a retomada econômica, o líder piauiense sintetizou que o protocolo de reabertura será definido no dia 02 de junho. “Com o objetivo de se garantir as condições de poder dentro desse trabalho localizar as pessoas que estão infectadas com o coronavírus, de modo que possam ser tratadas precocemente, evitando que cheguem a uma situação vaga e ao mesmo tempo também destaco a sinalização para a retomada. O diagnóstico, a avaliação, é que no início de junho há uma possibilidade de estabilização e caminhando para a queda nos indicadores de crescimento e transmissibilidade do coronavírus, e portanto, menos demanda na rede hospitalar, que possamos fazer nesse período uma ampliação nos leitos de UTI e destaco um esforço quadripartite”, afirmou.

Reprodução

Nisto, Dias apontou inclusive para a sinalização de que o plano já contenha a previsão para retomada do Campeonato Piauiense de Futebol. “Em 02 de junho  teremos os protocolos e nele teremos esses regramentos e vamos tratar também do setor de esportes”, apontou.

Sobre a reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o governador piauiense sinalizou que espera a sanção do projeto de compensação financeira aos Estados e municípios, e eque a suspensão das dívidas não seja vedada.

“Queremos um diálogo fortuito naquilo que o país mais espera, na saúde cuidar do plano estratégico, fazê-lo acontecer, garantir as condições de evitar mais óbitos; e outro na economia, para que possamos trabalhar mais juntos, ter o regramento de um plano para conter o coronavírus, um plano de investimentos com o setor público, privado. E esperamos sim que seja sancionada a lei de compensação às perdas para garantir que não haja descontinuidade no Plano Covid-19, nem colapso, sancionada  a lei desejamos que se tenha a garantia dos recursos e que não seja vetada a suspensão da dívida e nesses aspectos temos unanimidade nos Estados brasileiros”, complementou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES