Wellington Dias anuncia entrega de 134 milhões de vacinas contra a Covid-19

Wellington Dias participou nesta terça-feira (13), de uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Entre as pautas estão o alinhamento do cronograma de entrega de vacinas, antecipação de segunda dose e retorno às aulas.

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí e coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias, participou nesta terça-feira (13), de uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Entre as pautas estão o alinhamento do cronograma de entrega de vacinas, antecipação de segunda dose e retorno às aulas.

Wellington Dias esteve presencialmente no encontro, no Ministério da Saúde, em Brasília, e os representantes de outros estados participaram de forma remota, ocasião em que cobraram mais agilidade na entrega das vacinas contra a Covid-19 a fim de intensificar a vacinação e zerar, até outubro, a imunização das pessoas maiores de 18 anos. Os gestores também cobraram a garantia do Ministério junto aos estados e municípios de uma revisão em relação à proporção da população e a entrega dos imunizantes.

Wellington Dias e ministro Marcelo Queiroga em reunião (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

“Nesse encontro, foi apresentado um cronograma que prevê, no mês de julho, a entrega de 41 milhões de doses; no meses de agosto e setembro mais 134 milhões de doses e também, o detalhamento semanal, que vai permitir um melhor planejamento e nos apresentar uma previsão para outubro”, afirmou o chefe do Executivo piauiense.

Antecipação da segunda dose

Outro ponto discutido entre os governadores e o ministro Queiroga foi a antecipação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, a fim de conter novas variantes do coronavírus. “Acertamos encaminhar, formalmente, ao Plano Nacional de Imunização e à Comissão Intergestora Tripartite a decisão em relação à antecipação a segunda dose, bem como quais as vacinas serão possíveis ocorrer a antecipação”, informou Dias.

Adolescentes e retorno às aulas

Sobre a vacinação para adolescentes, os estados cobraram uma estratégia nacional para vacinação das pessoas abaixo de 18 anos com comorbidades e um protocolo nacional sobre para o retorno às atividades escolares. “Caberá ao Plano Nacional de Imunização fazer uma regra nacional para vacinar as pessoas menores de 18 anos. Da mesma forma, o Ministério da Saúde, junto com o Ministério da Educação e integrado aos estados e municípios, vai estabelecer eixos para o retorno às aulas, sobre quando deveremos retornar, como se dará esse processo. Ficou acertado que, em situações específicas, dependendo do índice de transmissibilidade, haverá liberdade para adotar medidas que priorizem a saúde”, disse o Wellington Dias.

O ministro Marcelo Queiroga afirmou que o principal ponto é obedecer às regras estabelecidas no Plano Nacional de Imunização (PNI), mas um consenso entre os estados e o Ministério da Saúde é a melhor forma da vacinação ocorrer com rapidez. “O principal ponto foi o respeito e a observância estrita às regras do Programa Nacional de Imunização, porque um consenso entre nós é a forma mais eficiente de fazer a vacina chegar aos Brasileiros, seguindo o que o PNI estabelece. Até porque o PNI tem uma lógica tripartite. Então, vamos continuar trabalhando juntos, não só em relação à vacinação, mas também em relação a outros temas importantes, como o retorno às aulas. A respeito disso, faremos uma portaria interministerial, que vai apoiar os governadores e os prefeitos a fazerem o retorno seguro às aulas”, declarou o ministro.

Wellington Dias Destacou ainda uma rede nacional de assistência pós-Covid para pacientes recuperados, mas com sequelas da doença. Quanto a isso, o ministro terá uma agenda com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para discutir o assunto.

Fonte:  CCom

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES