Governo classifica empresas por grupos em retomada econômica

O governador Wellington Dias apresentou plano de retomada organizada no Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Wellington Dias, apresenta o Plano de Retomada Organizada no Piauí (PRO Piauí), que aborda protocolos da retomada gradual do comércio no estado e a possível flexibilização do isolamento social.  De acordo com o governador, a retomada das atividades será feita por etapas e vai depender da colaboração de todos os piauienses.

Segundo o protocolo, as empresas serão divididas por grupos: verde, amarela e vermelha. As empresas da faixa verde são aquelas que possuem baixo risco de infecção e alto potencial econômico; em seguida vem as empresas da faixa amarela: são aquelas com baixo risco de contaminação e baixa capacidade econômica; e aquelas com alto risco de contaminação e alto potencial econômico. Por fim, na faixa vermelha serão classificadas as empresas com alto risco de contaminação e baixo potencial econômico.

A proposta considera o retorno de forma gradual, segmentada e regionalizada como bases estratégicas. O critério econômico possuiu menor peso para a tomada de decisão relativa a flexibilização e os setores de atividade foram classificados em alto, médio e baixo impacto. Dessa forma, as primeiras atividades a serem liberadas são as de alto impacto e assim por diante. Os setores que estão no grupo de alto impacto são as indústrias de transformação; construção, comércio; agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. 

Os de médio impacto são a administração pública, defesa e seguridade social; atividades administrativas e serviços complementares; educação; saúde humana e serviços sociais; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; transporte, armazenagem e correio; alojamento e alimentação; atividades profissionais, científicas e técnicas; informação e comunicação; outras atividades de serviços; atividades imobiliárias; eletricidade e gás. Já os de baixo impacto são os relativos a artes, cultura, esporte e recreação; indústrias extrativas; água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; serviços domésticos; organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.

Reprodução/ Youtube

A classificação de risco levará em conta principalmente a situação epidemiológica, tendo peso de 70%; e o potencial econômico terá peso de 30%.

“As regras tem a preocupação de qual é a situação de organização do município, se tem possibilidade de fiscalização, testagem de 2%, se tem cuidado das pessoas que precisam entrar em quarentena, são essas alternativas que estamos colocando, de modo a garantir uma segurança”, indicou o governador Wellington Dias (PT).

O secretário de Planejamento Antônio Neto destacou que o Estado foi dividido em oito regiões, onde está sendo analisada a capacidade da rede hospitalar e a situação hospitalar, deste modo é necessário que haja uma segurança para a retomada quanto a capacidade de atendimento caso haja uma elevação nos novos casos. Além disto, se o resultado da flexibilização for negativo, o Piauí poderá voltar a fase 0, ou seja, a que nos encontramos atualmente.

“O quando vai ser definido pelo fator epidemiológico, o como o parâmetro vai ser definido  conforme os protocolos e o parâmetro que  chamamos o ‘onde’, que é a graduação, a priorização, a decisão passa 30% é o  aspecto econômico e 70% o impacto epidemiológico, então o que vai definir realmente é o controle. Definimos as atividades econômicas em três segmentos: alto risco, médio risco e baixo risco. Temos os pesos que vão definir os critérios de acordo com o cruzamento que é feito.  O Estado foi dividido em oito regiões, tendo como base a estrutura hospitalar, de modo a suportar o aumento de novos casos”, disse.

Reprodução/ Youtube

Além do protocolo geral, outros 22 serão definidos para cada atividade econômica, sendo que 12 deles já foram construídos pelo Comitê Cientifico. Por exemplo, a construção civil terá um protocolo  específico, e assim por diante.

 “Esses protocolos aprovamos, vai para consulta pública, para receber críticas, sugestões e já estaremos trabalhando com entidades para  podermos  ter uma saída segurança, quem vai dizer o momento dessa retomada é o atendimento a esses critérios, baixa taxa de reprodução do coronavírus e capacidade hospitalar. Cada região vai receber uma classificação”, disse o governador Wellington Dias.

Coronavírus no Piauí 

O Piauí bateu recorde de casos de coronavírus registrados em 24 horas, foram 387 e 12 mortes, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), divulgado na noite desta segunda-feira (01). 

O Estado possui 6.190 casos descartados e 34.904 testes rápidos negativos. São 499 internados (312 leitos clínicos,183 em UTI e 4 em leitos de estabilização) e 495 altas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES