Wellington Dias crê em 20 milhões de brasileiros vacinados em março

Com a decisão do STF vai ser viável importar vacinas diretamente pelo Governo do Piauí

wellington dias | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na terça-feira (23), que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a covid-19. A decisão foi proferida em uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A medida foi autorizada apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

Governador Wellington Dias articula compra de novas doses da vacina até março

Em entrevista ao Jornal Meio Norte, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que com a decisão do STF vai ser viável importar as vacinas diretamente pelo Governo do Piauí. O gestor estadual segue em viagem nesta quarta-feira (24) ao Distrito Federal,  para organizar com a União Química, Fundo da Rússia  e Sputinik, mais vacinas além das doses que já foram acertadas com Ministério da Saúde e com agenda para celebração de Contrato prevista para a próxima terça feira.

"O Ministério da Saúde tem adotado sistemática de que na medida em que acertamos contratos eles fecham  a compra de novos doses. A vantagem é que estamos empurrando para concretizar mais vacinas. A meta é alcançar mais 20 milhões de brasileiros vacinados em março e cerca de 25 milhões em abril. Completar cerca de 25% da população. No momento estamos em 7 milhões", declarou.

No último dia 17 de fevereiro, o governador Wellington Dias, coordenador do tema vacina do Fórum Nacional de Governadores, obteve  a garantia do Ministério da Saúde para distribuição de doses, em todo o Brasil, de vacina suficientes para imunizar contra a Covid-19 todos os idosos e pessoas com comorbidades até o fim de abril.

Segundo Wellington, serão disponibilizadas, no período, 104 milhões de doses de vacinas, suficiente para proteger 25% da população brasileira.

Com o alcance desse contingente, que faz parte do grupo de risco, espera-se um controle a curto prazo da Covid-19. “Esse segmento da população que será imunizado é responsável por 70% das internações e óbitos pelo novo coronavírus”, afirmou o governador do Piauí, que conduziu a reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O encontro teve a presença de vários governadores do país, além de representantes do Instituto Butantan e da Fiocruz.

O ministério também assegurou que, até julho, o país já terá adquirido, produzido e distribuído 230 milhões de doses. “Ainda nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde irá divulgar o cronograma de entrega de vacinação para cada estado das doses nos meses de fevereiro e março. E até a próxima segunda-feira, dia 22, o ministério comunicará o cronograma de abril a julho, explicando a quantidade de doses para cada unidade da federação”, explicou Wellington.

Governador afirma que até abril todos do grupo de risco estarão imunizados



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES