Wellington Dias declara situação de emergência no Piauí devido à Covid

O decreto assinado foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 11 de novembro e já entra em vigor.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governador Wellington Dias (PT) declarou situação de emergência no Estado do Piauí por conta da pandemia da Covid-19. O decreto assinado foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 11 de novembro e já entra em vigor. De acordo com o documento, a decisão se baseia nos atuais números de casos e mortes causados pelo novo coronavírus que indicam a necessidade do estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência pelo Chefe do Poder Executivo estadual. 

Além disso, a medida considera algumas situações diante do contexto pandêmico provocado pela Sars-CoV-2. “A grave crise de saúde pública, a repercussão nas finanças públicas em âmbito nacional; aumento de gastos públicos, estabelecimento das medidas de enfrentamento e além dos esforços de reprogramação financeiros já empreendidos para ajustar as contas estaduais, em virtude de se manter a prestação dos serviços públicos e de adotar medidas no âmbito estadual para o enfrentamento da grave situação da saúde pública”, diz trecho do documento. 

VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA 

Wellington Dias decreta situação de emergência no Piauí (Divulgação)

A decisão explica ainda que o Estado considerou também o ofício nº 1.174/2020, de 10 de novembro de 2020, da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, que recomendou a ‘decretação de estado de emergência provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como doenças infecciosas virais (COBRADE 1.5.1.1.0), em toda a extensão territorial do Estado do Piauí’. 

“Ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade”, finaliza o documento com a medida. Wellington Dias ainda não se pronunciou oficialmente acerca da decisão até o momento.

O governador Wellington Dias (PT)  publicou o decreto Nº 19.324, em que mantém a situação de emergência válida para o território do Piauí em razão da existência de circunstância anormal, caracterizada como situação de emergência provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como doenças infeccionas virais. Desta forma, fica determinado que todos os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências, a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Publicado no Diário Oficial, o governador levou em conta a grave crise de saúde pública em decorrência da Covid-19, que no momento, afeta todo país e demanda cuidados especiais da população e órgãos governamentais no sentido de promover a defesa da saúde pública.

O Governo do Estado considerou o parecer técnico da Secretaria Estadual da Defesa Civil e também dados oficiais da Sesapi, que aponta total de com 118.349 confirmados, 55.538 descartados e 2.486 óbitos até o dia 10 de novembro. Diante do ciclo evolutivo do desastre natural faz necessário o estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência em toda a extensão territorial do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES