Wellington Dias diz que vai adquirir vacina para toda população do PI

O governador piauiense ainda articula acordo para a aquisição da Sputnik V.

Governador diz que vai garantir doses para toda a população | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na apresentação do Plano Estratégico de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí na sexta-feira (15), o governador Wellington Dias (PT) sinalizou que apesar do Ministério da Saúde garantir nas fases iniciais apenas as doses para os grupos prioritários, o Estado irá buscar adquirir imunizantes para toda a população. Para isso, assim que as doses produzidas para o Plano Nacional de Imunização (PNI) forem entregues e o mercado ficar livre para atender as demandas estaduais, o Piauí irá assegurar a quantidade necessária. 

"Definido sobre o que foi comprado pelo PNI, 200 milhões no primeiro semestre, numa perspectiva de 150 milhões no segundo semestre, o que estamos acertando é que vamos disponibilizar para toda demanda do Estado, temos um entendimento com o Butantan, Fiocruz, e União Química, ao atingir o teto disponibilizado para o Governo, a segunda opção vem ao Estado. Se o Governo Federal assegura 2,2 mi doses, nós vamos assegurar essa diferença.  Vamos assegurar toda a demanda de vacinação, assegurada a parte do PNI, assegurada a parte complementar, há a liberdade do indivíduo", frisou. 

VEJA O CRONOGRAMA NA ÍNTEGRA

Ascom

No PNI, a expectativa é que 46 milhões de doses sejam entregues pela Fiocruz até abril e mais 50 milhões pelo Instituto Butantan. "Temos um compromisso do ministro de na terça-feira após um diálogo, com disputas não só técnicas, mas políticas, na terça de ter o Dia D de vacinação. Temos a condição de já ter por parte da Fiocruz a garantia de até abril urilizar 46 milhões de doses, a mesma coisa o Butantan e isso garante condições, vai garantir a imunização de 23 milhões. Com a Butantan vão ser mais de 50 milhões, e temos as condições de doze semanas depois garantir mais 50 milhões, estamos empenhados também na União Química poder pedir a autorização emergencial da Sputinik , pois tem condições de produção".

No Piauí,  na primeira fase serão vacinados 187.85 piauienses. Somadas as quatro fases iniciais, a meta imunizar 1.113.329 piauienses dos grupos prioritários.

LEIA MAIS:  Covid-19: Mais de 1,1 mi piauienses serão vacinados nas fases iniciais

LEIA MAIS:  Superintendente do HU confirma que nova cepa já está no Piauí; assista

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES