Wellington Dias diz que terá vacina para todos e elogia plano nacional

O governador ainda prevê uma produção mensal de 45 milhões de doses no país pelo Butantan e Fiocruz, além dos acordos internacionais

Wellington Dias diz que terá vacina para todos e elogia plano nacional | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista concedida na noite deste sábado, 12 de dezembro, à CNN Brasil, o governador piauiense e coordenador do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT) avaliou positivamente o plano de vacinação contra a covid-19 encaminhado pelo Ministério da Saúde ao Supremo Tribunal Federal. O planejamento atende a pleitos dos líderes estaduais como a adoção de múltiplas vacinas e a garantia do imunizante para todo o país. 

Dias indicou que agora o país caminha para o rumo certo, rechaçando a desorganização, que segundo ele, seria "o pior dos mundos". Agora, o esforço dos governadores é que além do Instituto Butantan com produção máxima de 30 milhões de doses por mês, a Fiocruz também se comprometa a produzir pelo menos 15 milhões de doses por mês da vacina contra o novo coronavírus, somando-se ainda a aquisição dos imunizantes por meio de acordos internacionais 

"É uma boa notícia, nós temos agora um plano oficial, antes tinhamos apenas parte dele, agora temos uma tarefa muito grande melhorar o plano, e uma mais dificil, que é concretizar. Temos pontos que consideramos importantes: múltiplas vacinas, o compromisso de vacinas para toda a demanda no Brasil através do Plano Nacional de Imunização", disse. 

Wellington Dias agora quer que seja destrinchado o cronograma de recebimento das vacinas, dando um norte para os Estados de quantas doses chegarão com o passar dos meses.  "Então o ministro Pazuello está no caminho correto, ao mesmo tempo a garantia que o Brasil a partir de agora precisa fechar os acordos para ter o cronograma, qual o cronograma de recebimento de vacinas, os Estados Unidos trabalha com até maio imunizar a população, ou ao menos 70% dela, e nós temos a presença doButantan e da Fiocruz, e aliás um dos pleitos que vamos reiterar que além do Butantan que vai produzir 30 milhões de vacinas por mês que é o seu limite, que a Fiocruz possamos ter mais 15 milhões garantindo a produção, que com os demais acordos com a Pfizer, Astrazeneca, Sputinik, temos uma possibilidade grande de termos um cronograma mais rápido, quanto mais cedo imunizarmos a população, mais cedo saímos da pandemia e da crise econômica", destacou. 

Wellington Dias diz que terá vacina para todos e elogia plano nacional

Com um plano estratégico já lançado no Piauí, o governador disse que haverá uma adequação para que entre em consonância com o nacional, pregando assim a união e um trabalho conjunto em prol da saúde dos brasileiros. 

"Creio que agora vamos adequar os planos que temos, e estão corretos, seguindo as diretrizes, por exemplo priorizar o pessoal que vai estar trabalhando com a vacinação, o pessoal da segurança, esse caminho se trabalharmos a nível nacional vamos alcançar a redução do adoecimento e óbitos, mais de 70% dos óbitos ocorridos no Brasil são do grupo de risco. É uma missão muito grande, tem os insumos a receber, a garantia de entrega de todo o Brasil, de ser o máximo em via áerea, a parte da armazenagem, qualificação, é um dever muito forte, mais do que nunca a união de todo o Brasil para o objetivo agora que é a vacinação", frisou. 

Questionado sobre o plano de São Paulo em começar a imunização no dia 25 de janeiro, Dias enalteceu o esforço de João Dória e afirmou que terá vacina para o Estado, mas também para todos os outros. 

"Que bom que SP pode começar 25 de janeiro, aliás o esforço tanto do Butantan e Fiocruz era até para ser antes, quanto mais cedo começar melhor, o que fica acertado é que teremos sim vacina para São Paulo, como também para todo o Brasil, o pior dos mundos era a desorganização, ou imunizamos toda a população ou não saímos desta crise", finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES