Wellington Dias vetará retomada nas regiões com 80% de leitos ocupados

O governador destacou que as oito regionais de saúde terão um mapa de risco, e caso haja por exemplo, uma grande demanda por leitos, a flexibilização não avançará .

Wellington Dias vetará retomada nas regiões com 80% de leitos ocupados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do planejamento direcionado para a retomada no Piauí, que prevê a flexibilização de algumas atividades do comércio já neste mês, o governador Wellington Dias (PT) afirmou em videoconferência nesta quinta-feira, 09 de julho, que será disponibilizado um mapa semanalmente das oito regionais de saúde, classificadas como médio, baixo e alto risco. Nisto, há o entendimento que caso alguma região alcance 80% da ocupação dos leitos não haverá avanço na retomada, com a possibilidade de ocorrer um retrocesso na  flexibilização das atividades não essenciais.

“Agora a partir do dia 20, estamos num esforço para garantir o controle de transmissibilidade, onde começa uma nova etapa, e a cada quinze dias em etapas suscetíveis, para até setembro termos o novo normal. Vamos divulgar semanalmente o mapa de risco de cada uma das oito regiões de saúde, e onde tiver ocupação de 80% para cima, ali tem alto risco e não há reabertura; temos uma preocupação com o econômico, geração de emprego e renda”, afirmou.

LEIA MAIS:  Wellington Dias anuncia R$ 311 milhões para novas obras na saúde

Governador fala sobre veto de retomada de regiões com 80% de leitos ocupados 

Wellington Dias destacou o esforço do Poder Executivo para reduzir ainda mais a taxa de transmissibilidade, que está abaixo de 1, de modo que haja uma eficiência ainda maior no isolamento para que a retomada não retroceda, e vidas sejam poupadas.

“Estamos para a apresentação de uma nova etapa do Pro Piauí 2, tivemos o 1 focado na retomada, no Pacto entendimento para a retomada organizada com o foco na área epidemiológica, com o controle, protocolos, organização da capacidade de atendimento, a integração dos municípios, destaco ainda o momento em que possamos ter queda da transmissibilidade, e torcemos também para uma queda no índice de óbitos e declínio na ocupação de leitos de terapia intensiva”, afirmou.

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, elogiou as medidas adotadas pelo Governo até aqui, sinalizando que o isolamento mais rígido e a retomada gradual e segura, é a melhor estratégia para minimizar as perdas econômicas.

“Eu que analiso a parte econômica sei que para a economia também foi  importante esta decisão. Para economia esse isolamento feito de forma rigorosa, e a retomada gradual e segura é o melhor para a economia”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES