1º de fevereiro é dia nacional do tomate: confira as variedades

Utilizado nas mais diversas receitas, de saladas a drinks, esse fruto tão consumido e adorado tem um dia só para ele no Brasil, celebrado em 01 de fevereiro.

Tomate | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nativo das Américas do Sul e Central, o tomate está presente em grande parte das receitas do dia a dia do brasileiro. É um item também muto utilizado em dietas por ter baixas calorias, propriedades diuréticas, vitamina C e ajudar na absorção de nutrientes pelo organismo. E por ser tão especial, saudável e consumido, o tomate tem um dia dedicado só a ele no Brasil: 01 de fevereiro.

Além de ser um alimento versátil, podendo ser usado em saladas, temperos, assados, em drinks e sucos, e naquele molho de macarrão ao sugo do domingo, o tomate tem como outro benefício o auxílio a prevenção de doenças como o câncer de próstata, por ser composto por boas quantidades de licopeno, que contém forte ação antioxidante. Esse fruto também é rico em vitaminas A e B, fósforo, potássio e cálcio.

"O Brasil é hoje um dos maiores produtores de tomate. Esse vegetal é um pilar da agricultura em regiões como a Sudeste e o Centro-Oeste, especialmente no estado de Goiás. E o seu plantio requer sempre cuidados especiais com relação a manejo, para garantir uma maior produtividade e evitar problemas com pragas. Por isso, a escolha da cultivar, bem como a forma de cultivo, desde campo aberto até em estufas fechadas (cultivo protegido), são decisões chave para uma boa colheita", conta Daniela Augustinho, líder de marketing digital e comunicação para a América do Sul da Seminis - marca do segmento de hortifrúti da Bayer e que possui em seu portifólio diversas variedades para o desenvolvimento da tomaticultura no país.

Conheça algumas variedades de tomate que podem enriquecer os seus pratos:

Tomate Compack - É um fruto de plantas robustas, com excelente firmeza, paredes grossas, alta uniformidade de tamanho e formato. Os frutos têm elevada qualidade, são mais brilhantes e com melhor classificação comercial. É um tipo ideal para se fazer um vinagrete para um bom churrasco.

Tomate Coquetel DRC 564 - Conhecido como tomate tipo cocktail, é colhido em pencas ou frutos individuais. Seu fruto possui coloração vermelha bem atrativa, excelente aparência, sabor e doçura. Costuma ser produzido em estufas (cultivo protegido). A dica é usá-lo num molho ao sugo, bem natural para acompanhar seu spaguetti.

Tomate Coronel (SV0361TH) - Conhecido por sua "Autoridade em produtividade", foi desenvolvido e recomendado para as regiões Sudeste e Sul do Brasil, possuindo excelente potencial produtivo com internódios curtos, além de excelente cobertura foliar prevenindo queima de frutos pelo sol. Com produção de tomates firmes que variam de 200 a 230g com alto brilho, fato que chama atenção na banca, o Coronel possui elevada rusticidade e adaptabilidade mantendo um excelente comportamento em condições de cultivo de verão. É um tomate ideal para acompanhar petiscos em um happy hour .

Tomate Santawest - Com um peso médio acima de 15-20g, altíssimo rendimento, apresenta uma cor vermelha intensa e um sabor mais adocicado, graças a um grau de doçura (brix) mais elevado. Isso permite que ele seja servido como aperitivo. Além disso, devido ao melhoramento genético, possui tolerância à formação de fissuras. Vai muito bem em uma saladinha tipo caprese.

Tomate TY 2006 - Líder de mercado no Nordeste, esse fruto do tipo saladete apresenta plantas vigorosas de crescimento determinado, excelente pós-colheita, resistência ao geminivírus TYLCV, além de alta firmeza e tamanho uniforme ao final da colheita. Tem rendimento médio de 450 caixas por pé e pode ser cultivado o ano todo. É o tomate certo para fazer uma salada refrescante para o verão.

A Seminis também tem em seu portifólio opções de porta-enxerto para a produção de tomate. Além de proteger a planta contra doenças de solo, essa técnica aumenta o vigor e a produtividade da lavoura:

Shincheonggang - Produto exclusivo da Seminis. Introduzido no mercado recentemente, apresenta resistência murcha-de-Fusarium e a murcha bacteriana.

Maxifort - Porta-enxerto indicado para cultivo protegido, conferindo excelente vigor à planta de tomate.

Multifort - Indicado tanto para campo aberto como para cultivo protegido e confere vigor, resistências e longevidade para as plantas. A marca também terá dois lançamentos de porta-enxertos para este ano: Gumgang e SVTX6258. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES