10 dicas para escolher a melhor pasta de dente

Dentista Willian Ortega ensina a identificar se o creme dental é ou não abrasivo

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando compramos creme dental nos deparamos com uma infinidade de opções disponíveis nas prateleiras. Pode não parecer, mas escolher a pasta ideal pode ser uma tarefa complicada. O cirurgião dentista Willian Ortega dá 10 dicas na hora de escolher esse item indispensável na hora da higiene bucal.

O creme dental vai muito além de proporcionar um hálito perfumado e refrescante; contém substâncias que inibem a ação de enzimas produzidas pelas bactérias, além de proteger os dentes e a saúde da boca em geral.

É fundamental que a pasta de dente tenha flúor (fluoreto). Ele ajuda na prevenção das cáries e favorece a produção de cálcio e potássio preservando o esmalte dentário.

Quem tem uma boca saudável não pode utilizar o mesmo creme dental indicado para pessoas com gengivite ou sensibilidade.

Quem passar por um tratamento de clareamento pode fazer uso de pasta específica para aliviar a sensibilidade.

O uso excessivo de pasta clareadora pode causar danos aos dentes resultando em aumento das manchas e da sensibilidade, já que esse tipo de produto contém substâncias abrasivas que corroem a camada externa dos dentes.

Para saber se o creme dental escolhido é ou não abrasivo coloque uma gota do creme em um dedo e esfregue para sentir a consistência do produto. Caso tenha a sensação de grãos de areia é aconselhado que a pasta seja substituída.

Quem sofre de doenças periodontais como gengivite, deve optar por uma pasta que além de flúor contenha algum antisséptico como o triclosan.

Reprodução internet

As crianças também precisam de uma pasta de dente específica. É importante ficar atento à concentração de flúor no produto escolhido e a quantidade de creme utilizado na hora da escovação. O indicado é se atentar ao rótulo e optar por opções que tenham uma concentração de flúor entre 1100 e 1450ppm (partes por milhão).

A higiene bucal deve ser feita pelo menos 5 vezes por dia, principalmente após as refeições e antes de dormir, a fim de impedir a proliferação de bactérias nocivas.

Não é necessário molhar demais a escova após colocar o creme dental, pois pode formar muita espuma, evitando o atrito necessário da escova com a superfície dentária. Use uma escova macia e limpe bem todas as faces dos dentes, usando fio dental antes da escovação e enxaguante bucal logo após.

“Consulte o seu dentista para verificar qual o tipo de pasta dental mais adequada ao seu dente e sua boca para que não surjam efeitos colaterais como, por exemplo, descamação na mucosa oral, aumento de manchas, sensibilidade dentária e outros problemas devido ao uso indevido ou prolongado de um determinado produto”, finaliza o Dr. Ortega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES