10 invenções criadas no Brasil que você não sabia

O identificador de chamadas do seu celular foi inventado no Brasil

10 invenções criadas no Brasil que você provavelmente não sabia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para você que pensa que só os gringos e que são os experts nas invenções, vocês está redondamente enganado. Os brasileiros também fizeram grandes contribuições para a humanidade ao criar várias coisas úteis no nosso dia-a- dia.

Um exemplo disso é o avião, ele foi criado pelo brasileiro Santos Dumont. Para você entender melhor, criamos uma lista com 10 coisas que foram criadas no Brasil e provavelmente você não sabia:

1. Orelhão

O orelhão foi criado em 1970 pela designer Chu Ming Silveira, que é uma mulher chinesa naturalizada brasileira. O primeiro orelhão usado foi na Rua Sete de Abril, em São Paulo. Depois disso, exatamente no ano de 1972, os orelhões passaram a ser implantados no resto do país e hoje pode ser encontrado em vários países da América Latina e na China.

2. Balão

O balão foi criado por um padre chamado Bartolomeu de Gusmão, que descobriu que o ar aquecido era mais leve que o ar atmosférico, e isso o fez criar o balão de ar quente tão utilizado hoje em dia.

3. Walkman

O incrível walkman, que fez muito sucesso no passado nasceu na Alemanha no ano de 1945, mas veio para o Brasil depois de seis anos de ter sido criado. Em 1972, Andreas Pavel criou e montou seu próprio toca-fitas portátil e o patenteou.

4. Fotografia

Tudo bem que o primeiro homem a descobrir uma maneira de gravar imagens com o uso da luz não era brasileiro, mas morava aqui no Brasil. O francês Hercules Florence morava na cidade de Campinas, estado de São Paulo, e desenvolveu um método para imprimir fotos usando papel sensibilizado com nitrato de prata.

5. Máquina de escrever

O nome dele era Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) no ano de 1827. Além de padre, Francisco também era professor de matemática e fazia parte de uma família de mecânicos. O padre construiu um modelo que foi apresentado na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco no ano de 1861.

6. Avião

Como todos sabem, o primeiro avião foi o famoso 14-bis, que foi construído por ele e que sobrevoou a cidade de Paris em 1906. Mesmo existindo histórias de que outras pessoas teria inventado o avião, a história dá mérito para Dumont.

7. Identificador de chamadas

O identificador de chamadas do seu celular foi inventado no Brasil, e nós usamos ele chamando-o de bina por muito tempo. Essa tecnologia foi inventada no ano de 1977 por Nélio Nicolai e hoje é usada pelo mundo inteiro. O único problema é que Nélio não conseguiu patentear sua invenção, e por isso não recebe nada por isso.

8. Urna eletrônica

A urna eletrônica foi criada por Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que fez com que os votos fossem realmente secretos e seguros. Pelo fato das cédulas de papel serem mais fáceis de sofrerem fraudes, o Brasil adotou a urna eletrônica, que também deixa mais rápido na hora da contagem.

9. Coração artificial

O coração artificial foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico brasileiro Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, localizado no estado de São Paulo.

10. Radiotransmissão

O padre Roberto Landell de Moura é relacionado a invenção da radiotransmissão, mas ele morreu sem ser creditado pela sua invenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES