10 mistérios que envolvem as estrelas e os planetas

Fizemos uma lista com 10 grandes mistérios ainda não solucionados

10 mistérios que envolvem as estrelas e os planetas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com os avanços da tecnologia, o universo ainda continua cheio de mistérios para todo mundo. As respostas ainda são difíceis de se encontrar, mas os cientistas estão fazendo de tudo para descobri-las.

Fizemos uma lista com 10 grandes mistérios ainda não solucionados sobre as estrelas e os planetas:

Confira.

1. A estrela rodeada por espirais

Localizada a 400 anos-luz da Terra, na constelação de Lupus, SAO 206462 chamou a atenção dos astrônomos em 2011. O que surpreendeu não foi a própria estrela, mas sim o que a rodeava: ela parecia ter grandes braços espirais girando em torno dela.

No entanto, nunca foram observadas espirais em órbita de uma estrela. A causa? Ainda é um mistério.

2. A estrela que não deveria existir

Uma estrela na constelação de Leo, chamada SDSS J102915 172927, foi descoberta por uma equipe de astrônomos europeus, em 2011. A estrela é pequena, com apenas cerca de 80% do tamanho do nosso Sol, e julga-se ter aproximadamente 13 bilhões de anos de idade.

A estrela é composta de 99,99993% de hidrogênio e hélio, elementos que são leves demais para condensar e formar uma estrela por si só. Quando esses números são colocados em qualquer simulação computadorizada, o resultado é sempre o mesmo: a existência da estrela é “impossível”.

3. As estrelas que escaparam de um buraco negro

Este mistério envolve provavelmente alguns milhões de estrelas, ao invés de apenas uma. Localizada a “apenas” 2,5 milhões de anos-luz de distância, a galáxia de Andrômeda é a galáxia espiral mais próxima da nossa. No centro desta galáxia está um buraco negro supermassivo, que funciona como um enorme aspirador de pó.

O gás do disco e as próprias estrelas deveriam ter sido dilacerados pela imensa gravidade do buraco negro. Mas elas ainda continuam no buraco negro intactas.

4. A estrela eternamente jovem

Atualmente, acredita-se que todas as galáxias eventualmente se tornam aglomerados globulares, uma vez que todo o gás e poeira utilizados para a formação de estrelas se esgota. Isso significa que todas as estrelas nesse aglomerado são esperadas serem muito antigas – nos estágios finais da sua vida útil.

Mas isso não acontece com algumas estrelas. Os cientistas pensam que a estrela pode ter encontrado uma maneira de reabastecer os seus suprimentos de lítio, que de certa forma mantém a estrela jovem.

5. A estrela ambígua

Swift J1822.3-1606 é um tipo especial de estrela. Conhecido como estrela de nêutrons, ela fica localizada a cerca de 20.000 anos-luz de distância, na constelação de Ophiuchus.

Existem dois tipos diferentes de estrelas de nêutrons: um magnetar e um pulsar. Durante anos, tudo o que sabíamos sobre essas estrelas nos dizia que elas só poderiam ser de um tipo ou de outro – nunca ambos. Porém, em 2011, cientistas descobriram que a Swift tinha propriedades de ambos tipos.

6. O planeta que deveria ter sido engolido

Wasp 18 está a 330 anos-luz de distância, na constelação de Phoenix, e é cerca de 25% mais massiva do que o nosso Sol.

Em 2009, cientistas descobriram que Wasb 18 tinha um planeta. Apelidado de Wasp-18b, o planeta é ligeiramente maior do que Júpiter, mas tem cerca de 10 vezes a sua massa.

Estando tão perto, o planeta deveria, eventualmente, cair no seu sol. Ele já sobreviveu por cerca de 680 milhões de anos, e dada a massa da estrela que orbita, este planeta deveria ter sido consumido há muito tempo

7. Os planetas que sobreviveram a uma supernova

O pulsar PSR B1257+12 é um remanescente de uma explosão de supernova, portanto, os cientistas nunca esperavam encontrar planetas perto dele. No entanto, apenas um outro pulsar foi confirmado ter um único planeta que o orbita, mostrando que eles são de fato extremamente raros.

8. A estrela variante

V838 Monocerotis está localizada na constelação de Monoceros, a cerca de 20.000 anos-luz da Terra, e já foi considerada uma das maiores estrelas do universo. Em 2002, o brilho da estrela subiu de repente. A estrela apagou após algumas semanas, como o esperado. Mas menos de um mês depois, a estrela explodiu numa intensa luz novamente.

9. O planeta errante

CFBDSIR 2149–0403 é classificado como uma anã marrom. Esses corpos não conseguiram iniciar a fusão nuclear nos seus núcleos e, portanto, não conseguiram tornar-se estrelas reais. Isso o tornaria um planeta sem uma estrela-mãe, algo que foi teorizado, mas nunca observado. Isso não quer dizer que ele viaje através do espaço sem destino, um equívoco comum sobre planetas errantes.

10. O caso da poeira desaparecida

TYC 8241 2652 está localizada a 450 anos-luz de distância, na constelação de Centauros. Acredita-se que ela tenha o mesmo tamanho do nosso Sol.

De 1983 a 2008, os astrônomos analisaram um anel brilhante de poeira ao redor da estrela, visando observar o início de uma possível formação planetária, revelando novas ideias sobre a origem do nosso sistema solar.

Mas quando a estrela foi submetida a uma nova observação no início de 2009, os astrônomos ficaram surpresos: quando olharam através dos seus telescópios, eles não viram nada, a não ser a própria estrela. O disco brilhante de poeira desapareceu sem deixar rastro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES