20,3% de adolescentes homens já tiveram experiências homossexuais

Estudo é da faculdade de ciências médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Homossexualidade na adolescência | Freepikq
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo de 2005, divulgado por uma plataforma acadêmica, trouxe um dado revelador sobre a homossexualidade masculina. Apesar de realizado há 15 anos atrás, o material indica que 20,3% dos adolescentes homens, com vida sexual ativa, já tiveram alguma experiência afetiva com o mesmo sexo.

20,3% dos adolescentes homens com vida sexual ativa tiveram experiências homossexuais, segundo pesquisa. Crédito: Freepik.

No resumo do trabalho são elencados os principais dados. "Na adolescência costuma ocorrer o primeiro contato sexual genital. Ao pesquisarmos a sexualidade dos adolescentes masculinos atendidos no NESA-UERJ, constatamos que 20,3% dos sexualmente ativos já tinham tido experiências homossexuais. Realizamos um estudo transversal, através de entrevistas com adolescentes atendidos no NESA, escolhidos aleatoriamente. Entrevistamos 105 rapazes, sendo 64 com experiência sexual e dentre eles, 13 [20,3%] já tinham se relacionado sexualmente com homens. Entre esses últimos, apenas dois [15,4%] se consideravam homossexuais e três [23,1%] bissexuais", sugere a pesquisa.

No entanto, a maioria dos entrevistados tiveram as primeiras relações com mulheres, sendo 69,2% dos entrevistados. A prostituição é dos maiores fatores. "Do total dos rapazes (n=13) se prostituíram com homens. Encontramos uma associação significativa (p<0,05) entre homossexualidade e prostituição. Não houve diferenças significativas entre ter tido relação homossexual e as variáveis: número de parceiros maior do que dois, uso de preservativo e ter uma DST. Concluímos que neste grupo as relações sexuais entre homens foram diversas, não definitórias de identidade homossexual e não representaram um maior risco de DST. Entretanto, chamou-nos a atenção a vulnerabilidade dos rapazes para a prostituição através da homossexualidade", contrapõe o material publicado.

O estudo, desenvolvido por Stella R. TaquetteI, Marília M. Vilhena, Úrsula Pérsia Paulo dos Santos e Mônica Maria Vianna de Barros, está disponível aqui.

Homossexualidade na adolescência é retratada no cinema brasileiro

O filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", lançado em 2014, trata de uma relação homossexual entre dois amigos de escola. O filme está disponível em plataformas de streaming.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES