Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

20 de julho é o Dia do Biscoito: descubra curiosidades

Biscoito ou bolacha? Maria ou maisena? Cream-cracker ou água e sal? A ABIMAPI, criadora da data, esclarece para você

Compartilhe

Dia 20 de julho é o Dia do Biscoito e seja doce ou salgado ninguém curte quando eles estão murchos, né? Quem nunca foi ansioso pegar um biscoito que sobrou do dia anterior e, ao morder, descobriu estar sem graça? Em contato com o ar, o biscoito absorve umidade, ficando desse jeitinho desagradável mesmo. Em alusão a comemoração, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) separou algumas dicas simples sobre como conservar o alimento e salvar a sua crocância por mais tempo, além de curiosidades sobre o aniversariante do dia.

Biscoitos crocantes e fresquinhos:

1 - Dica de ouro: pote de vidro

O segredo é armazenar os biscoitos em um pote de vidro bem fechado. Isso vai impedir que ele absorva a umidade do ar e acabe ficando murcho.

2 - Temperaturas baixas

Outra opção é colocar os biscoitos em sacos hermeticamente fechados e depois colocá-los na geladeira, isso ajudará a manter todas as qualidades e texturas do alimento.

3 - Que tal um pãozinho?

Fresquinho ou amanhecido, o pão pode ser um ótimo aliado para manter a crocância dos biscoitos! Isso porque ele tem um alto poder de absorção, basta colocar um pedaço dentro do pote, que ele ficará com a tarefa de absorver a umidade.

4 - Nosso amigo micro-ondas

Para recuperar a crocância, basta dispor os biscoitos sobre uma travessa ou um prato, de forma que um biscoito não fique sobre o outro. Em seguida, leve ao micro-ondas por 1 minuto em potência alta e pronto! É só retirar e esperar esfriarem que eles estarão crocantes e fresquinhos.

Reprodução internet

Tá curioso?

1 - É biscoito ou bolacha?

Este é um dos questionamentos mais frequentes e curiosos entre os brasileiros. As duas expressões estão corretas e equivalentes no que diz respeito à legislação. A diferença está no modo de preparo. Ambos são feitos com massa de farinha de qualquer cereal, com ou sem açúcar, gordura ou levedura. Normalmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos. Apesar da pluralidade em seus formatos, as bolachas distinguem-se dos biscoitos por serem planas.

A palavra biscoito vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa "bescuit", que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar.

Bolacha vem de "bolo" (do latim "bulla", objeto esférico) com o sufixo "acha", que indica diminutivo. A palavra holandesa "koekje" significa a mesma coisa e gerou termos como "cookie" e "cracker".

2 - Maria ou maisena?

Na comparação entre as versões, não existem grandes diferenças: o Maria é um biscoito redondo de formulação tradicional com leve sabor de baunilha e leite, enquanto o maisena tem o formato retangular ovalado, com formulação tradicional e aromas de baunilha, laranja e limão.

3 - Cream-cracker ou água e sal?

Em relação aos salgados, a verdade, não existe diferença de ingredientes. O que muda de um para o outro é a quantidade gordura, que é maior no cream cracker do que no do biscoito água e sal. Isso é necessário para deixar a massa do cracker mais cremosa e crocante.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar