20 de julho é o Dia do Biscoito: NE está entre maiores consumidores

Biscoitos secos salgados e doces são os preferidos entre a população local

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que 20 de julho é o Dia do Biscoito? Juntas, as regiões Norte e Nordeste são responsáveis pelo maior consumo do alimento, equivalente a 456,9 mil toneladas. Este é um dos dados apresentados por uma pesquisa realizada pela consultoria Kantar Worldpanel, encomendada pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

Com mais de 200 tipos fabricados, localmente se destacam os secos salgados, como o cream cracker e água e sal, por exemplo, responsáveis por 41,4% do volume de vendas (cerca de 189 mil toneladas), e o doces, também conhecidos como Maria, maisena ou as tradicionais rosquinhas, que representaram 36,2% do mercado (165,4 mil toneladas). Os recheados e as tortinhas estão em terceiro lugar na preferência, com 16,5% das vendas (75,3 mil toneladas).

A Kantar também constatou que as embalagens familiares de 300g a 400g se mantém como as mais importantes da categoria. São os conhecidos "pacotões", que apresentam excelente valor custo x benefício.

De forma geral, o perfil dos compradores de biscoito no Norte e Nordeste é formado por mulheres, de 30 a 39 anos e 50 anos mais, pertencentes às classes socioeconômicas D/E, em lares independentes ou monoparentais.

Este é o terceiro ano consecutivo que a entidade encomenda o estudo, que acompanhou a rotina de 11.300 domicílios (universo de 56 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil) em 2018. Repetindo o ranking dos últimos três anos, Norte e Nordeste formam a macrorregião que apresentou maior índice de compra, responsáveis por 39,5% do consumo. Em seguida aparecem Leste e interior do Rio de Janeiro (14,6%), Sul (10,7%), Grande São Paulo (9,8%), Interior de São Paulo (9,6%), Centro-Oeste (8,6%) e, por fim, Grande Rio de Janeiro (7,2%).

"Sabemos que desde 2015, quando o país entrou em crise econômica, a população passou a racionalizar o consumo. Por esta razão, vemos os biscoitos considerados básicos com maior representatividade no mercado. Ainda assim, falamos de produtos que estão presentes em 100% dos lares nacionais, que apresentam valor agregado e apelo de saudabilidade, enriquecidos com grãos e frutas, até os mais indulgentes, como os cookies e os cobertos com chocolate. Excelentes opções para todas as ocasiões e gostos", contextualiza Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES