20 segredos escondidos sobre chocolate

Com a proximidade da Páscoa e a ajuda de Julien Boutonnet listamos 20 segredos que você provavelmente não sabe sobre chocolate

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chocolate é mais do que um produto familiar: acessível e consumido em todo o mundo, hoje faz parte da nossa alimentação diária, mas há alguns séculos atrás, o "alimento dos deuses" era um produto muito luxuoso e singular. Com a aproximidade da Páscoa, a EHL (Ecole hôtelière de Lausanne), Univesidade de Hospitalidade líder na Suíça e pioneira em proporcionar a melhor formação no setor hoteleiro, convidou Julien Boutonnet, MOF e Chefe da EHL, para listar 20 segredos dos quais você provavelmente ainda não ouvir falar sobre o chocolate, desde sua origem até os seus principais benefícios para a saúde.

 Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado chocolate, ele foram pioneiros na adição de leite na fabricação dos produtos em 1875 e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite como conhecemos hoje. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo. Dessa forma, a EHL faz questão de desvendar mais sobre essa delícia do nosso dia a dia.

 cacau é originário da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul, mas os 2/3 da produção estão atualmente concentrados na Costa do Marfim na África.

 Chocolate foi consumido pela primeira vez como uma bebida pelos maias e os astecas durante seus rituais. Então, quando chegou a Europa no século 16, esta bebida muito luxuosa foi reservada para a classe alta.

 A fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite em 1875, adicionando leite em pó à preparação.

 Os grãos de cacau devem ser fermentados para deixar os sabores sendo desenvolvidos. Então, os grãos são secos e torrados. A casca é finalmente removida para produzir a forma áspera de chocolate: a massa de cacau.

 Uma barra de chocolate de 100g contém aproximadamente 80 grãos de cacau!

Reprodução internet

 O chocolate escuro (que deve conter pelo menos 35% de sólidos de cacau) é o mais saudável. Quando a porcentagem sobe para 70%, surgem notáveis benefícios para a saúde, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.

  O chocolate branco muitas vezes não é considerado chocolate, pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.

 A qualidade de uma barra depende principalmente dos grãos. A maneira como eles são fermentados e torrados, bem como se todos eles vêm de um mesmo produtor ou não diferenciam um chocolate excelente de um bom.

 Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes.

 A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e traz uma forma de felicidade!

 Um grão de cacau contém cerca de 0,2% de cafeína.

 Para aumentar o sabor de uma barra, os fabricantes de chocolate geralmente adicionam café ou nozes. Mas muito mais produtos combinam bem com chocolate: você já experimentou uma barra de chocolate quente?

 A melhor maneira de armazenar chocolate é mantê-lo em local seco e fresco. Uma barra de chocolate não deve ser armazenada na geladeira.

 O chocolate tem uma temperatura de fusão muito baixa, situada entre 30°C e 32°C. É por isso que se derrete lentamente em nossa boca.

 Apenas algumas horas são necessárias para transformar o chocolate no produto acabado que será vendido na loja. Em seguida, a barra pode ser armazenada por algumas semanas.

 A barra de chocolate é naturalmente brilhante quando o chocolate é moldado em um recipiente de plástico.

 Você sabia que o período mais vendido de chocolate no mundo não é a Páscoa, mas o Dia dos Namorados?

  Os maiores consumidores de cacau do mundo são Alemanha, Suíça e Bélgica, com até 11 kg de chocolate por ano e per capita.

 O chocolate ocupa um lugar importante no comércio global: três milhões de toneladas de cacau são trocadas a cada ano.

O best-seller da EHL é incontestavelmente a barra de chocolate com leite e avelã! Isso pode estar relacionado à nossa situação geográfica, em Lausanne na Suíça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES