27 alimentos que ajudam a combater o estresse, ansiedade e depressão

A comida pode ser uma forte aliada na prevenção de alguns problemas de saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sintomas de depressão e ansiedade, assim como um alto nível de estresse, têm sido diagnosticados com muita regularidade nas mais variadas pessoas. Apesar de existir medicação adequada ao combate destes sintomas, a verdade é que os alimentos também podem ser fortes aliados.

Sardinhas - Peixes gordos são ricos em ómega 3, que está associado a melhorias do humor através de ações anti-inflamatórias. De acordo com uma pesquisa publicada pelo NCBI, pessoas com sintomas de depressão melhoraram após uma dieta com recurso a suplementos de ómega 3.

Grão de bico - Investigadores canadianos descobriram a falta de vitamina B6 em pacientes com sintomas de depressão, refere o NCBI. Uma fonte de vitamina B6 é o grão de bico, que não só pode ser acrescentado a vários pratos, como também é a base do húmus.

Laranjas - A vitamina C é conhecida por ajudar a baixar a pressão sanguínea, assim como por baixar o cortisol, a hormona do stress, refere a Men’s Fitness.

Espinafres - É rico em magnésio, mineral que ajuda a controlar os níveis de cortisol e a promover a sensação de bem-estar, refere o Express.

Framboesas - Segundo o Rodale’s Organic Life, um estudo japonês mostra que uma alta ingestão de fibras vindas de vegetais e frutos está associada a baixos sintomas de depressão. Um dos frutos que contém maior quantidade de fibra é a framboesa.

Queijo mozzarella - Poderá ser surpreendente para alguns, mas este género de queijo contém mais triptofano do que o peru. Este aminoácido está associado ao funcionamento do cérebro e à produção de serotonina, como refere um artigo do NCBI.

Peru - A carne de peru é rica em triptofano. De acordo com a Men’s Fitness este aminoácido é muito importante, uma vez que sinaliza o cérebro a libertar a serotonina química, que promove a calma e a serenidade.

Abacate - Este fruto é rico em vitamina B, que é boa para os nervos e as células cerebrais. Por vezes a ansiedade está associada à falta de vitamina B. Segundo a Elle, o abacate é um bom aliado no combate à ansiedade.

Brócolis - É amplamente conhecida a variedade de benefícios que este alimento tem. Não existe qualquer vegetal que contenha mais crómio que o brócolis. Segundo o NCBI, o crómio desempenha um importante papel na na síntese da serotonina, norepinefrina e melatonina, neurotansmissores associados à melhoria do humor e bem-estar.

Feijão preto - É rico em magnésio e ácido fólico, dois nutrientes associados à prevenção da depressão. De acordo com o Journal of Active Disorder, uma dieta rica em magnésio está associada a um menor risco de depressão.

Caju - De acordo com o Journal of Active Disorders, uma dieta pobre em magnésio poderá contribuir para a depressão. O caju é rico em magnésio.

Amêijoas - São extremamente ricas em vitamina B12, um nutriente que ajuda a reduzir o risco de depressão nos homens, segundo refere o NCBI.

Amêndoas - São ricas em vitamina B2 e E. Estas duas vitaminas ajudam a reforçar o sistema imunológico em momentos de stress, defende a Women’s Health.

Salmão - Uma dieta rica em ómega 3 ajuda a combater os altos níveis de cortisol e de adrenalina, refere a Men’s Fitness. O salmão é uma das melhores fontes de ómega 3.

Cebola - De acordo com um artigo publicado pela Consciouslifenews.com, a cebola está associada a um baixo risco de cancro. A cebola também ajuda combater o stress, já que têm um antioxidante chamado quercetina, que protege o cérebro do stress.

Iogurtes - Os iogurtes probióticos podem reduzir os sintomas de depressão. De acordo com um estudo publicado pela NCBI, os probióticos intestinais desempenham um papel importante na comunicação entre o cérebro e o intestino. São muito importantes para pessoas com depressão.

Cenouras - São ricas em luteína, um antioxidante que existe em plantas de pigmentação amarela e laranja. De acordo com um estudo publicado pelo NCBI, estudantes que tiveram uma dieta rica em luteína proveniente de vegetais mostraram baixos níveis de depressão.

Leite - O leite é rico em antioxidantes e vitamina B12 e, claro, proteína e cálcio. Segundo a Men’s Fitness, a proteína láctea tem um efeito calmante, ajudando a baixar a pressão arterial.

Mirtilos - Quando estamos sob muito stress, o nosso corpo necessita de vitamina C e antioxidantes que ajudem a reparar as células danificadas. Basta uma pequena porção de mirtilos para ficarmos fornecidos com uma boa dose de vitamina C, refere a Men’s Fitness.

Azeite - Várias pesquisas mostram que uma dieta mediterrânica está associada a baixos níveis de depressão. O azeite é o principal elemento desta dieta.

Aveia - É mais um dos alimentos que ajuda a obter a hormona que induz à calma e à serenidade, mantendo assim a serotonina a uma bom nível, refere a Step To Health.

Ostras - Estes moluscos são ricos em zinco. Segundo uma pesquisa publicada pelo NCBI, uma dieta rica em zinco está associada a baixos sintomas de depressão.

Espargos - A depressão está associada a um baixo nível de ácido fólico. Segundo a Men’s Fitness, uma simples porção de espargos, equivalente a um copo, é o suficiente para fornecer dois terços do valor diário necessário.

Café - Está cientificamente provado, segundo um estudo publicado no NCBI, que pessoas que bebem café de forma moderada apresentam menores sintomas de depressão do que aqueles que bebem muito pouco ou que nem sequer bebem café.

Couves de Bruxelas - São ricas em fibra e ácido fólico, dois nutrientes que são importantes para uma boa disposição. Segundo o Rodale’s Organic Life, o ácido fólico desempenha um papel muito importante na produção de neurotransmissores cerebrais.

Água - Os benefícios da água já são conhecidos por muitos. No entanto, há sempre quem abuse de refrigerantes e de bebidas açucaradas. Segundo um artigo publicado pela NCBI uma dieta açucarada está ligada à depressão.

Cogumelos - Ajudam a baixar o nível de açúcar no sangue e trazem benefícios para a nossa saúde mental. São ricos em probióticos, que são importantes para o nosso comportamento e boa disposição, como revela um artigo da Everyday Health.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES