3 dicas para manter a saúde bucal nas férias

Especialista elenca quais os cuidados para ter nesse período longe da rotina diária

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante as férias é comum que as pessoas relaxem em relação à alguns hábitos diários: horário para acordar e para fazer as refeições, cuidados com a pele, e com a higiene bucal não é diferente. Quando há uma viagem em mente então, essas questões ficam ainda mais complicadas.

Pensando nisso, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista, lista dicas para a manutenção de um sorriso saudável durante as férias.

Alimentação

Neste período, é inevitável o consumo de guloseimas, como balas, biscoitos recheados, chocolates e bebidas açucaradas. Para quem se identifica, o ideal não é ficar beliscando durante todo dia, mas sim consumir esses tipos de alimentos após as refeições. “Dessa maneira, é possível evitar uma exposição excessiva dos dentes a esses alimentos cariogênicos, uma vez que a saliva precisa de um tempo para exercer sua função de neutralizar os ácidos gerados, prejudiciais aos dentes. Também é importante evitá-los antes do horário de dormir, já que durante o sono a produção de saliva é diminuída”., explica.

Vai viajar? Vá ao dentista antes

Já que as férias são períodos de maior tempo livre, nada como uma visita a um especialista, principalmente se for por um longo período. Assim, evita-se possíveis desconfortos durante o passeio, que poderá ser evitado caso haja algum tratamento específico a ser realizado.

Atenção aos cuidados diários

Não é porque a rotina muda, que os hábitos de higiene bucal devem ser deixados de lado. “Mesmo que feitos em horários diferentes, é sempre importante fazer a escovação logo após as principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar. Hoje também existem opções mais práticas e tão eficientes quanto o fio dental, como por exemplo os palitos interdentais siliconados e os fios dentais com haste, assim a limpeza entre os dentes pode se tornar ainda mais fácil”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES