4 curiosidades sobre os maias que você não sabia

Os maias são um povo bastante cheios de mistérios e lendas

4 curiosidades sobre os maias que você não sabia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os maias são um povo bastante cheios de mistérios e lendas. Para você que gosta desse assunto, selecionamos alguns segredos da antiga civilização maia. Confira:

1. As saunas maias e a ligação com o sobrenatural

No início dos anos 2000, uma equipe de arqueólogos liderada pelo Dr. Norman Hammond, da Universidade de Boston, fez uma descoberta interessante: os maias já tinham saunas em 900 a.C.

Vivendo em um ambiente tropical, esta civilização usava as saunas com três propósitos: limpeza do corpo, cura de doenças e, acredite, como uma maneira de se comunicar com o sobrenatural.

2. Cerimônia sangrenta

Uma das principais crenças dos maias era de que cada pessoa possuía uma força que alimentava os deuses. A cerimônia para que isso acontecesse não era nada legal: usando pontas de flechas, eles cortavam o genital, a língua e as orelhas de alguns indivíduos e os deixavam sangrando.

Eles acreditavam que este ritual alimentava os deuses, por isso várias pessoas se voluntariavam para o processo.

3. A decadência da civilização

Um dos maiores mistérios que envolvem os maias é a morte de seus integrantes. Como já dissemos, este era um povo que tinha conhecimento e uma tecnologia avançada, além de uma excelente compreensão de diversos assuntos, como matemática e astronomia. Mesmo assim, esta avançada civilização entrou em colapso.

Teorias apontam que invasões e a guerra civil foram as grandes culpadas, mas o mais provável é que o fim dos maias aconteceu por conta das mudanças climáticas. Evidências mostram que eles foram atingidos por duas secas severas, o que causou um grande estrago em suas cidades e o desaparecimento do povo.

4. Esporte divertido, mas mortal

Os maias gostavam de praticar esportes e competir entre grupos. Um dos jogos mais populares consistia em passar uma bola usando apenas joelhos, quadris e cotovelos. Para isso, eles utilizavam alguns acessórios para se protegerem das lesões, incluindo um protetor de mão ao redor dos pulsos. Parece divertido, certo? Porém, o time que perdesse poderia ser sacrificado ao final da disputa.

Eles também acreditavam que, mesmo após a morte, continuariam jogando, por isso criavam versões de pedra dos utensílios usados em vida. Um exemplo é este trabalho em forma de um crânio de macaco que os arqueólogos acharam, o qual concluíram se tratar de uma representação do protetor usado nos jogos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES