4 curiosidades sobre saúde bucal

Confira hábitos que podem deixar seu sorriso mais saudável

| Istock Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escovar os dentes em pouco tempo, deixar de passar o fio dental, ou, usar muito creme dental durante a escovação são hábitos comuns de muitos brasileiros, mas que podem prejudicar a saúde dos dentes. Para ajudar na higiene bucal adequada, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, lista  quatro curiosidades sobre saúde bucal:

Ao deixar de passar fio você deixa de limpar 35% da superfície dos dentes

Acredita-se que usar apenas a escova e creme dental são suficientes para uma higiene bucal adequada, no entanto, os espaços próximos a gengiva e entre os dentes, só são higienizados através do uso do fio dental. “O fio dental é necessário para remover os alimentos que estão entre os dentes, afim de se evitar a inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de bactérias”, informa. Itens alternativos ao fio dental tradicional, como fio dental com haste e palitos interdentais também são eficazes para limpar a região da gengiva, e são mais práticos.

O tempo correto de escovação é de 2 min

Para escovar os dentes de forma eficaz é necessário escovar cada arcada por um minuto, para que todos os espaços sejam limpos corretamente. Além disso, vale lembrar que a escova deve estar posicionada a 45º graus em relação ao dente.

Usar muito creme dental prejudica a escovação

O ortodontista explica que o excesso de creme dental na escova não promove uma melhor limpeza, ao contrário, ele vai diminuir o atrito das cerdas da escova com a superfície dentária. Resultado: a limpeza não será 100% eficaz. Utilizar o equivalente a um grão de ervilha já é o suficiente.

Dentes mais brancos não são sinônimo de saúde

Apesar da popularidade de tratamentos para clareamento dental, o especialista aponta que é natural que os dentes amarelem com o envelhecimento e também devido a alguns itens da alimentação.  Além disso, o uso de clareadores sem a supervisão do dentista pode ser prejudicial a integridade do dente. “Por isso, é importante tomar cuidado com tratamentos “feitos em casa”, pois eles são agressivos ao dente prejudicando de forma permanente e irreversível a estrutura dentária, ou seja, o esmalte dental. Clareamento somente com a recomendação e supervisão do dentista”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES