4 golpes fáceis de cair para você tomar cuidado - Golpe do delivery

Para se proteger desse tipo de golpe, é importante levar em considerar os avisos no próprio aplicativo do delivery - Golpe do delivery

Slide 1 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Golpe do delivery

Esse golpe é bem difícil de ser identificado e muito fácil de cair porque envolve uma operação na qual o usuário está, de fato, comprando. O golpe do delivery funciona da seguinte forma: Você faz o pedido na plantaforma online, mas de repente o suposto restaurante te liga dizendo que houve um problema com a operação e que o valor vai ser estornado. 

Em seguida, te orientam a fazer um novo pagamento na hora de receber a encomenda. Você leva o cartão, insere a sua senha, a transação é aprovada e aí vem o susto: uma compra de valor muito mais alto do que o daquela refeição.

Entre 2020 e 2021, esse golpe foi aplicado em milhares de pessoas. O Procon de São Paulo, por exemplo, registrou um amento de 136% no número de denúncias. 

Esse golpe costuma ter variações em suas abordagens. As mais comuns envolvem uma maquininha de cartão com visor danificado, na qual o cliente acaba aprovando uma compra muito acima do valor real para uma conta que não é do restaurante.

COMO EVITAR? 

Para se proteger desse tipo de golpe, é importante levar em considerar os avisos no próprio aplicativo do delivery. Se houver algum problema com o pedido, você provavelmente receberá alguma notificação ou mensagem no chat e não por mensagens privadas por meio de apps de mensagens. Outra fica importante é: nunca passe dados do seu cartão por telefone ou mensagem. 

Quase 90% das mensagens falsas no Brasil foram disseminadas pelo WhatsApp, de acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 4
SEÇÕES