5 empresas antigas que ainda continuam no mercado

Algumas são exemplos de sustentabilidade perante a concorrência

5 empresas antigas que ainda continuam no mercado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem algumas empresas que há tempos foram fundadas e ainda permanecem no mercado. No post de hoje resolvemos fazer uma seleção dessas empresas para você. Confira:

1. Shirley Plantation – Plantação / Data de Fundação: 1613 (EUA)

A Shirley Plantation é uma propriedade localizada na margem do norte do rio James em Charles City County, no estado da Virginia. Essa é a mais antiga empresa de propriedade familiar na América do Norte e foi fundada em 1613. A terra era utilizada para plantação de tabaco, onde o mesmo era enviado para outras colônias e para a Inglaterra. A mansão está bastante conservada e é operada e presidida pelos descendentes diretos de Edward Hill L. Hoje em dia, Shirley continua sendo uma plantação, uma casa de família e um lugar onde guarda muitas histórias dos EUA.

2. Rathbornes – Fabricante de velas / Data de fundação: 1488 (Irlanda)

A Rathborne Velas, baseada em Blanchardstown, no subúrbio de Dublin, foi fundada em 1488, quatro anos antes de Colombo descobrir a América. Durante o século 19, a empresa assinou um contrato para fabricar todos os acessórios de iluminação pública em Dublin, e quando a eletricidade chegou e se tornou uma coisa normal, a empresa reorientou os seus esforços para velas das igrejas. Porém, o Concílio Vaticano II decretou que as igrejas católicas deveriam ser despojadas de grande parte da sua ornamentação anterior, incluindo velas elaboradas. Mas como o diretor financeiro da Rathborne Vincent Brady diz: “os eclesiásticos intrometidos cederam e a vela tradicional de igreja sobreviveu”.

Mesmo que a empresa não esteja mais nas mãos da família Rathborne, pois todos morreram, o último descendente direto tem um convite aberto para visitar a companhia a qualquer momento. A empresa tem grandes planos para o futuro e está determinada a funcionar por mais 500 anos.

3. Château de Goulaine – Adega / Data de fundação: 1000 (França)

Ninguém tem certeza sobre quando os produtores de vinho da Château de Goulaine começaram a engarrafar seus produtos, mas pelo que a maioria fala parece ter começado no ano 1000. Château de Goulaine é algo mais que uma vinícola, pois é um castelo histórico que foi reconstruído no século 12 e novamente no 16. A família Goulaine é proeminente da história da França, pois seus membros serviram nas Cruzadas e em guerras religiosas seguindo a divisão católico-protestante durante a Reforma. O castelo tem sido o lar da família há mais de mil anos e por incrível que pareça o vinho ainda pe produzido lá. O castelo ainda é um museu que abriga muitas obras de arte famosas.

4. St. Peter Stiftskeller – Restaurante / Data de fundação: 803 dC (Áustria)

O St. Peter Stiftskeller é citado em um documento feito pelo estudioso Alcuin, um seguidor de Carlos Magno, no ano de 803 dC. O estabelecimento de Salzburg, na Áustria, afirma ser o mais antigo restaurante documentado em operação contínua, e se isso for verdade, o Stiftskeller seria não só o mais antigo restaurante, mas também a terceira mais antiga empresa do mundo e a mais antiga entre as empresas fora do Japão.

5. Kongo Gumi – Companhia de Construção / Data de fundação: 578 dC (Japão)

E finalmente, a empresa mais antiga do mundo que ainda está em funcionamento. A construtora japonesa Kongo Gumi era a mais antiga entre as empresas independentes em operação contínua no mundo, até que foi absorvida como uma filial de outra empresa de construção em 2006. Com sede em Osaka, a empresa familiar traça as suas origens a 578 dC, quando um dos seus engenheiros do Príncipe Shotoku trazido de Baekje, um reino antigo localizado no sudoeste da Coréia, para o Japão com o objetivo de construir o Templo de Shitennoji, decidiu começar pelo seu negócio. Um pergaminho do século 17, com 3 metros de altura, mostra as 40 gerações da família que surgiram desde o início do negócio. Tal como acontece com muitas famílias japonesas, cunhados e cunhadas muitas vezes se juntaram ao clã e tomaram para si o nome de família Kongo, e assim, ao longo dos anos, a linha tem continuado.

Infelizmente, nada pode durar para sempre. A Kongo Gumi enfrentou tempos difíceis e entrou em liquidação em janeiro de 2006, mas a empresa continua a operar como uma subsidiária integral do Grupo de Construção Takamatsu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES