5 maneiras de cuidar bem da conexão do wi-fi

Listamos para você alguns cuidados que se deve ter

5 maneiras de cuidar bem da conexão do wi-fi | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A internet é um dos meios de comunicação que muitas pessoas usam no seu dia a dia, tanto para trabalhar, quanto para o lazer. Por isso é importante cuidar bem da conexão do wi-fi.

Pensando nisso, listamos para você alguns cuidados que se deve ter com a conexão do wi-fi.

1. Troque de senha com alguma frequência

Você lembra daquela vez em que você deu a senha da Wi-Fi da sua casa para aquele velho amigo que estava lhe visitando? Pois bem, você fez isso com a melhor das intenções, e provavelmente seu amigo (se realmente gostar de você) não fará nada com a sua conexão. No entanto, nada impede que ele acabe concedendo a sua senha para terceiros, principalmente se você viver em um condomínio, ou em uma vizinhança com casas muito próximas. Em pouco tempo, toda vizinhança pode ter o conhecimento da sua senha. Por isso, tenha o hábito de trocar a senha com certa frequência.

2. Preste atenção nas luzes do seu roteador

As luzes que compõem seu roteador não estão ali por acaso, elas querem indicar algo. Se você observar a parte frontal do seu aparelho, irá encontrar as luzes de tráfego do roteador, que piscam de acordo com a quantidade de informação que está sendo processada pelos usuários da Wi-Fi. Sabendo disso, existe um teste muito simples que permite que você saiba (sem total certeza, é importante ressaltar) se há mais alguém além das pessoas conhecidas utilizando uma rede Wi-Fi. O teste consiste em desligar completamente todos os aparelhos que utilizam a internet, e observar se as luzes do roteador continuam piscando. Se com todos os computadores, celulares, Smart-TV’s e equipamentos similares desligados, as luzes continuarem piscando freneticamente, há uma chance considerável de que mais alguém esteja fazendo uso da sua conexão.

3. Jamais deixe sua rede Wi-Fi sem senha

Pode parecer bobagem, mas se você der uma volta pela sua cidade, certamente encontrará um bom número de pontos Wi-Fi domésticos sem senha. Isso atesta que muitas pessoas não tomam os mínimos cuidados necessários. Isso pode acontecer por conta dos usuários instalarem por conta própria o roteador, ou por falta de aviso dos funcionários que instalaram sua conexão Wi-Fi. Por isso, tenha sempre esse cuidado quando for instalar um novo roteador.

4. Se acostume a desligar o roteador

A maioria das pessoas nunca desliga o roteador, seja por algum morador da casa ter hábitos noturnos ou por preguiça. No entanto, desligando o roteador durante a noite você não apenas estará economizando energia como também estará evitando que algum usuário mal-intencionado faça uso de sua internet sem que você saiba.

5. Tome muito cuidado ao utilizar redes livres

Seu próprio computador provavelmente emitirá um aviso em relação às conexões públicas e livres. O problema nelas está no fato de que com alguma habilidade voltada para o “mal”, um usuário conectado à rede pode manusear dados emitidos por terceiros. Isso significa que suas informações (como dados bancários e senhas, por exemplo) estejam vulneráveis à ações de hackers. Por isso, utilize apenas conexões em que você tem confiança e nunca realize operações bancárias e similares enquanto estiver em uma rede pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES