5 mitos e verdades sobre emagrecimento saudável

Na época de praias e piscinas, endocrinologista Guilherme Renke dá dicas de como potencializar a perda de peso com saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Verão e período pós fim de ano formam uma combinação que costuma trazer à tona as famosas dietas de emergência. E é aí que mora o perigo para a saúde, já que medidas radicais podem interferir no funcionamento do organismo e até mesmo provocar o terrível efeito sanfona. "Dietas restritivas, feitas sem o acompanhamento de um médico ou nutricionista, podem trazer consequências graves, como os transtornos alimentares. Além disso, ainda aumentam o risco de sarcopenia, que ocorre quando há perda de massa muscular com prejuízo metabólico para o paciente", explica Guilherme Renke, endocrinologista, médico do esporte.

Mas, se o objetivo for mesmo emagrecer com mais rapidez, o segredo é procurar orientação médica. "Além da indicação de uma dieta adequada, é possível potencializar o emagrecimento com a indicação de ativos naturais manipulados de acordo com a necessidade de cada paciente. A vantagem dessas opções é que os efeitos colaterais são baixos ou até inexistentes", pontua. É essencial optar pelas fórmulas com eficácia comprovada em estudos - daí a importância dessa escolha ser feita junto de um médico ou nutricionista. "Além disso, é essencial que o paciente aumente a frequência de exercícios na semana, seguindo uma dieta adequada e diminuindo o consumo de álcool e açúcar", completa o especialista.

Para ajudar na missão de emagrecer de forma efetiva - e o mais importante, com saúde - o especialista falou sobre alguns mitos e verdades que cercam o assunto. Confira abaixo.

Existe um peso ideal para cada pessoa

Mito. O peso mostrado na balança convencional não é tudo o que importa para a saúde. Imagine que, aos 20 anos, um indivíduo tenha 50kg, com uma boa massa muscular e baixo percentual de gordura. Mas, se essa mesma pessoa chegar aos 40 anos com os mesmos 50kg, compostos por alto percentual de gordura e pouca massa muscular, sua chance de desenvolver síndromes metabólicas e resistência à insulina será aumentada. No fim das contas, o que mais importa não é o peso, mas sim a composição corporal, que é a proporção entre gordura e massa magra no organismo.

Emagrecer e perder peso significam a mesma coisa

Mito. Ao contrário do que muitos acreditam, há uma diferença entre os dois conceitos. Perder peso quer dizer "diminuir o número na balança", independente da proporção de gordura e massa magra que foi perdida. Já o emagrecimento vai além disso: é a redução da gordura corporal com mínimas alterações no volume de massa muscular. Quanto mais massa magra no organismo, maior é o gasto calórico em repouso e mais rápida também será a queima de gordura.

Extratos naturais ajudam a emagrecer

Verdade. A fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Isso porque muitos pacientes querem evitar o uso de medicamentos controlados e alguns não possuem critérios para o uso de certos fármacos. Por isso, vale falar com o médico ou nutricionista sobre as opções naturais disponíveis atualmente. Algumas combinações manipuladas, como o blend entre Alchemilla vulgaris L., Olea europaea L., Mentha piperita e Cuminum cyminum L., são alternativas naturais e altamente eficazes, com ação comprovada por estudos científicos.

Exercício físico dá fome

Mito. Existe o boato de que fazer atividade física aumenta o apetite, o que dificultaria o emagrecimento. Mas isso não tem fundamento - o exercício é sim uma abordagem segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal, especialmente a musculação. Estudos mostram, inclusive, que além de queimar calorias, a atividade física até ajuda a controlar a fome.

Água ajuda a emagrecer

Verdade. Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente, o que favorece o processo de emagrecimento. Além disso, uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES