mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

515 anos de idade: conheça o tubarão mais velho do mundo

Um tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus) virou notícia no mundo inteiro por causa da sua incrível idade.

Um tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus) virou notícia no mundo inteiro por causa da sua incrível idade. Segundo o Clarín, o animal teria nascido em 1505, ou seja: um ano antes da morte de Cristóvão Colombo, o ‘descobridor’ das Américas. Com informações do Metro.

Em estudo publicado na revista Science, um grupo de pesquisadores afirmou que se trata do vertebrado mais antigo da Terra. O tubarão-da-groenlândia é um tubarão de crescimento lento, crescendo apenas 1 centímetro por ano. Entretanto, o animal pode atingir mais de 500 centímetros (5 metros).

Reprodução/ScienseReprodução/Sciense

Para calcular a idade do tubarão, foi utilizado um modelo matemático que analisa seus cristalinos e suas córneas. Para isso, os pesquisadores extraíram os olhos de 28 espécimes femininos que haviam sido pescados acidentalmente.

As idades dos 28 tubarões analisados variaram de 272 a 515 anos, dando uma expectativa de vida média de 392 anos. O teste de carbono tem uma margem de erro de 120 anos, o que significa que, no pior cenário, o tubarão mais velho teria 395 anos.

Mas o novo estudo, além da idade, determinou outros dados fascinantes: o tubarão não atinge a maturidade sexual até os 150 anos, por isso deve ser protegido da pesca para evitar que entre em perigo de extinção.

Reprodução/ScienseReprodução/ScienseReprodução/Sciense

Também pode ser fundamental para o ser humano. Entender como eles vivem tantos anos sem desenvolver câncer ou outras doenças pode fornecer as respostas para retardar o envelhecimento humano.

O tubarão da Groenlândia é um animal de sangue frio, tem poucos filhotes e vive no Oceano Ártico, onde as temperaturas são tão baixas que a atividade celular é muito lenta. Nessas mesmas águas vivia Ming, um molusco da Islândia que tinha 507 anos quando morreu.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail