6 em cada 10 brasileiros não sabe o que é Doença do Refluxo

A enfermidade é crônica e ocorre quando o fluxo de parte do conteúdo do estômago retorna para o esôfago, causando azia, regurgitação, entre outros sintomas

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

60% dos brasileiros não sabe o que é a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e pouco mais de um em cada quatro pessoas apresentam um ou mais sintomas, mas não a relacionaram com a enfermidade. É o que revela a pesquisa “Mapa dos problemas digestivos do Brasil”, conduzida pela GFK e encomendada pela Takeda, farmacêutica com mais de 237 anos de história e líder de mercado na área de gastroenterologia. O levantamento ainda aponta que entre aqueles que conhecem a enfermidade (40% dos respondentes), são as mulheres (45%) que tem o maior conhecimento sobre a enfermidade em relação aos homens (34%).

De maneira geral, elas se mostram mais sensíveis do que os homens e se sentem mais incomodadas no dia a dia pelos sintomas. O percentual de mulheres que se queixam que o refluxo afeta muito o bem-estar é mais que o dobro do percentual de homens que faz a mesma declaração: 38% x 16%.  Em uma escala de 0 (não afetou o bem-estar) a 10 (afetou muito o bem-estar), os principais incômodos, para ambos os gêneros, são ‘acordar no meio da noite’ (média de 6,97), sendo seguido pela gastrite (6,75). Já sentir gosto azedo ou amargo na boca é o sintoma que gera menos inconveniência nos pacientes (4,99).

 Devido à desinformação, muitos tendem a achar que problemas gástricos se curam sozinhos. Cerca de um terço dos respondentes declara que ‘não faz nada e deixa a crise passar’, sejam os sintomas leves, moderados ou graves, e apenas 13% das pessoas que apresentam sinais mais acentuados procuram um médico especialista ou um pronto-atendimento. A grande questão é que não ir ao médico acarreta no tratamento inadequado e, possivelmente, traz consequências graves à saúde¹.

 “É preciso esclarecer que estamos falando de uma doença crônica e não um sintoma e, por isso, ainda existam certas dúvidas. A Doença do Refluxo Gastroesofágico ocorre quando o fluxo de parte do conteúdo do estômago retorna para o esôfago. Este refluxo pode provocar vários sintomas, como a azia e a regurgitação. Em alguns pacientes dor torácica, faringite, tosse, asma brônquica, disfonia e pigarro também são manifestações da doença encontradas”, explica Dr. Décio Chinzon, doutor em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES