6 provas de que o cinema distorce a realidade sem que percebamos

Descubra alguns dos truques utilizados pelos diretores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1. Carros não possuem encosto para as cabeças

Os encostos para a cabeça não estão ali exatamente para nosso conforto: ainda que esse seja um efeito secundário, na verdade eles protegem nosso pescoço de quebrar no caso de um acidente. Porém, muitos cineastas optam por retirar esses encostos, já que eles tampam a cabeça dos atores em cenas filmadas por trás.

2. Ruas noturnas vivem molhadas

Você já deve ter reparado que, mesmo se não tiver chovido, muitas ruas aparecem molhadas quando filmadas à noite. Esse também é um recurso dos diretores de fotografia, já que a umidade reduz as reações difusas que criam sombras dos equipamentos cinematográficos e também pode acentuar a própria luz natural do ambiente, deixando a imagem mais viva.

3. Sistemas anti-incêndio funcionam em cadeia

Em certos filmes, algum personagem aproxima o isqueiro de um sprinkler, que rapidamente reage e começa a jogar água para apagar o “incêndio”. Além dele, todos os outros alarmes anti-incêndio do prédio são acionados em uma reação em cadeia – algo que os fabricantes desse tipo de sistema explicam ser incoerente. Na verdade, cada sprinkler precisa ser ativado individualmente, para apenas aqueles mais próximos ao foco de incêndio serem ativados.

4. O clorofórmio age instantaneamente

Muito usado por bandidos para apagar os mocinhos que serão sequestrados, o clorofórmio, na realidade, não funciona de maneira tão rápida quanto vista nos filmes. São necessários vários minutos inalando a substância para que a consciência seja afetada. Sem contar, é claro, que é bem perigoso fazer isso sem nenhum tipo de acompanhamento médico.

5. Fugir por dutos de ar é facílimo

Quem nunca viu o mocinho tentar uma fuga espetacular e silenciosa através dos dutos de ar condicionado? Essas cenas são altamente ficcionais: a grande maioria dos túneis não suportaria o peso de um adulto, o espaço para locomoção seria bem inferior, a poeira seria muito mais visível e, para finalizar, faria uma barulheira tão grande que o fujão seria descoberto em minutos!

6. Silenciadores abafam totalmente o som dos tiros

Outro mito frequente dos filmes de ação: os bandidos, na tentativa de não chamarem a atenção, matam suas vítimas usando silenciadores nas armas que abafam completamente o som dos tiros. Na realidade, ainda que o barulho de fato diminua, ele é bem mais alto do que o mostrado nas telonas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES