7 fatos sobre aviões que talvez você ainda não saiba

Descubra qual parte do avião é a mais segura em caso de acidente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você pode ser uma daquelas pessoas megaviajadas, do tipo que já conhece as comissárias de bordo e já decorou o menu das companhias aéreas, mas talvez haja alguma coisinha ou outra que você ainda não tenha descoberto a respeito do mundo dentro de um avião. Vamos conferir essas curiosidades?

1. Pilotos e copilotos não comem a mesma refeição

Pois é! Se acontecer a raridade de um dos pratos estar contaminado e pronto para fazer aquele estrago na barriga de quem o comeu, não é a ideia mais segura ter o piloto e o copiloto passando mal ao mesmo tempo, não é mesmo?

2. A tripulação só é paga quando você está no ar!

Tanto os pilotos quanto os comissários de bordo só são pagos por aquelas horas em que o avião fica no ar. Então, quando o avião estiver ali “enrolando”, parado na pista e atrasando o seu planejamento, é sempre bom se lembrar que provavelmente isso não é culpa deles.

3. Aquele buraquinho na janela do avião pode salvar a sua vida!

Esse buraquinho não está ali por conta de nenhum defeito, ou porque alguém se esqueceu de tampar. Até esse minúsculo detalhe tem sua função dentro do avião. Além de ajudar a manter o ar mais quente para que os passageiros não sintam tanto frio, ele serve para regular a pressão. Ou seja, se por alguma razão a parte exterior da janela se danificar, esse furinho vai aliviar a pressão o bastante para que a parte interior não quebre.

4. O lugar mais seguro para se estar durante um acidente é na cauda

Um estudo da Popular Mechanics, feito em 2007, analisou dados de acidentes aéreos ocorridos em 36 longos anos e mostrou que a parte de trás do avião deu maior chance de sobrevivência aos passageiros. Mas não precisa ficar com receio por causa desse tópico: é sempre bom a gente lembrar que as quedas de avião são raríssimas!

5. Os aviões conseguem voar com um só motor e aterrissar sem nenhum

Os jatos comerciais, esses que a gente usa direto para viajar, são projetados para conseguir voar com apenas um motor funcionando, bem como deslizar até o chão sem nenhum tipo de potência além da perícia do piloto.

6. Há uma luz vermelha na asa esquerda e uma verde na direita

Se você nunca reparou nesse detalhe nas asas do avião, talvez tenha visto em algum barco, navio ou balsa, e o motivo de eles existirem é o mesmo. Essas luzes servem para mostrar aos outros pilotos o sentido que o avião está seguindo. Imagine que, em uma escuridão total, ter uma luz diferente na ponta de cada asa é uma ótima referência que pode ajudar o piloto a desviar de uma aeronave próxima (e especialmente saber para que lado desviar) e evitar um acidente.

7. Na decolagem e no pouso, os aviões viajam entre 240 e 320 quilômetros por hora!

É por causa disso que a gente tem a impressão de que está sendo empurrado contra o banco. Rápido, né?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES