8 coisas que você não sabia sobre Lampião e Maria Bonita

Virgulino Ferreira nasceu na Serra Talhada, região de Pernambuco

8 coisas que você não sabia sobre Lampião e Maria Bonita | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião nasceu na localidade de Vila Bela (atual Serra Talhada, estado de Pernambuco), em 1898. Era filho do fazendeiro José Ferreira da Silva e sua esposa, Maria Lopes.

Nessa lista, selecionamos algumas curiosidades sobre o Lampião e Maria Bonita. Confira:

1. Como não existia contrabando na época, a maioria das armas utilizadas pelos cangaceiros era adquirida através de roubos. A mais usada era o rifle Winchester, de fabricação norte-americana.

2. Virgulino recebeu o apelido de Lampião provavelmente em virtude da habilidade de atirar rápido. Essa capacidade fazia com que os tiros iluminassem a noite, lembrando em muito um lampião. Os integrantes do seu bando costumavam se referir a ele apenas como Capitão.

3. Os cangaceiros não costumavam atacar grandes cidades. A primeira vez foi em 1927, quando resolveram invadir a norte-riograndense Mossoró. Antes, Lampião exigiu a quantia de 400 contos de réis para que o ataque não acontecesse. Foi no entanto, rechaçado por um grupo com 300 homens armados. Com alguns companheiros mortos e feridos, Lampião acabou se retirando. Dizem que foi assim que todos viram que o grupo não era invencível. Até hoje Mossoró fala com orgulho do dia em que rechaçou Lampião.

4. Lampião e seu bando foram emboscados em 28 de julho de 1938, num local conhecido como Grota de Angico, no estado de Sergipe. A tropa responsável partiu da cidade vizinha de Piranhas, já no estado de Alagoas. Eram 45 homens e diversos tipos de armamentos, inclusive três metralhadoras.

5. Outra imagem levada por terra é a do Lampião Robin-Hood, que roubava dos ricos para dar aos mais pobres. Pesquisas realizadas por sociólogos, historiadores e outros estudiosos revelaram um cangaceiro aliado dos grandes proprietários de terra, um homem que matava por encomenda, fazia reféns em troca de dinheiro e exigiam resgates para não invadirem cidades.

6. Abandonou os estudos aos 12 anos para ser vaqueiro. Tornou-se conhecido por ser “amansador de cavalos e burros bravios” e pela familiaridade com os caminhos da região.

7. Os fazendeiros e pequenos proprietários que davam refúgio ao bando de Lampião eram chamados de coiteiros. Por sua vez, os policiais que perseguiam os cangaceiros eram conhecidos como macacos.

8. Um dos trunfos de Lampião era a sua imensa rede de coiteiros. O bando chegou a ter cerca de 100 cangaceiros, cujos domínios se espalharam pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Certa vez, talvez em tom de zombaria, Lampião escreveu uma carta então governador de Pernambuco propondo a divisão do estado em dois.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES