8 coisas que você não sabia sobre o ouro

O ouro é tão difícil de ser de encontrado, por isso é tão valioso

8 coisas que você não sabia sobre o ouro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o ouro é tão difícil de ser encontrado que os especialistas calculam que existam apenas cinco quilos do metal para cada 1 milhão de toneladas de terra?

Confira mais algumas curiosidades sobre esse metal precioso.

1. O ouro é sempre fundido em barras por que a forma retangular e cônica dos lingotes facilita o desmolde do metal. Outra vantagem é que as barras podem ser facilmente manuseadas e estocadas de maneira compacta nos cofres dos bancos.

2. O El Dorado é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização. Falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço. Vários aventureiros saíram em busca desse paraíso mítico, mas, ao que tudo indica, ele jamais será encontrado.

3. As máscaras mortuárias são comuns em muitas culturas. A mais conhecida é a do antigo faraó egípcio Tutancâmon. Ela é a peça mais conhecida do túmulo do faraó. Foi feita com vidro, quartzo, turmalinas, turquesa, lápis lazuli e 11 quilos de ouro.

4. Da pré-história aos dias atuais, foram descobertas 163 000 toneladas de ouro. Se todo esse ouro (que totaliza 8 445 metros cúbicos) fosse fundido e encaixotado, ele caberia em um prédio de 20 metros de altura.

5. Você sabia que as medalhas de ouro distribuídas nos Jogos Olímpicos não são de ouro? Elas são em sua maior parte (92.5%) constituídas de prata.

6. O ouro é usado por muitos países como reserva para os casos de recessões econômicas. É que, caso ocorra uma crise, a moeda do país pode perder valor, mas o ouro nunca perde.

7. O ouro é o único metal que não oxida.

8. Quilate (K) é a medida de pureza do ouro. O ouro 24K é considerado 100% puro. Já o ouro 18K (o tipo mais usado pelas joalherias brasileiras), tem pureza de 75% do metal, enquanto que o 14K é 58% puro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES