8 coisas que você precisa saber sobre a tuberculose

A probabilidade de transmissão é maior quando se está debilitado

8 coisas que você precisa saber sobre a tuberculose | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterhium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch? Para saber mais sobre essa doença, selecionamos algumas coisas para você. Confira:

1. A probabilidade de transmissão é tanto maior quanto maior for a gravidade do estado de saúde da pessoa contaminada. Assim que diagnosticam a doença, uma da primeiras medidas dos médicos é isolar o paciente.

2. O tratamento é feito com três drogas diferentes, basicamente a rifampicina, a isoniazida e a pirazinamida. Com o tempo, diminui-se a quantidade de drogas. Embora apresente melhoras, o paciente não pode de modo algum interromper o tratamento. O bacilo pode se tornar mais resistente e a doença mais difícil de tratar.

3. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de novos casos entre os anos 2000 e 2020 poderá chegar a 1 bilhão em todo o planeta.

4. A situação é especialmente grave nos presídios russos, onde 10% da população carcerária contraiu tuberculose nos anos 2000. Consta que para cuidar dos pacientes, a Organização Mundial da Saúde viu-se obrigada a se unir à uma entidade com forte presença no sistema carcerária local: a máfia.

5. A interrupção do tratamento ao menor sinal de melhora está causando um problema de saúde pública gravíssimo. O paciente volta com o tempo a apresentar os sintomas da doença e a contaminar outras pessoas, dessa vez com bactérias mais resistentes aos antibióticos. O mais preocupante é que as bactérias estão vencendo o embate com a ciência, podendo criar novos e ainda mais alarmantes surtos da doença.

6. Calcula-se que surja em torno de 115 mil novos casos por ano no Brasil, embora nem todos sejam notificados pelo Ministério da Saúde.

7. A tuberculose é relativamente comum em pacientes com sistema imunológico debilitado. Portadores do HIV estão entre os grupos mais vulneráveis. Houve um aumento nos registros de casos em regiões com alta incidência de contaminados com o vírus da AIDS a partir da década de 1980.

8. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tuberculose não está relacionada à gripe ou pneumonia. É uma doença infecciosa, transmitida por contato com fluídos (principalmente através de tosses e espirros) de uma pessoa contaminada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES