8 sinais que a língua pode dizer sobre a sua saúde

A língua rosada e limpinha é sinal de boa saúde

8 sinais que a língua pode dizer sobre a sua saúde | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas partes do nosso corpo podem demostrar que estamos sofrendo de algumas doenças só pelos sinais que elas começam a demonstrar. Uma delas é a língua. Se sua saúde está perfeita, sua língua vai estar rosada e limpinha, mas se aparecem algumas massas esbranquiçadas, é melhor tomar cuidado.

Para saber mais, listamos algumas coisas que a língua pode dizer sobre a sua saúde. Confira:

1. Uma língua saudável e limpa

Sua língua é um forte indicador não apenas de sua saúde oral, mas de sua saúde geral. Quando você abre a boca, você deve ver uma língua rosa coberta com pequenas saliências (papilas).

2. Você já ouviu falar da língua geográfica?

Esta é uma condição no qual a língua começa a parecer um mapa através de bordas coloridas brancas ou claras. A causa exata é desconhecida, mas pode estar ligada a psoríase e uma variedade de outros fatores. Felizmente, é inofensiva e não tem nenhuma conexão com infecção ou câncer.

3. Uma língua vermelha ou inchada pode significar algumas coisas

Se você notar uma vermelhidão ou inflamação, isso pode ser causado por um incidente em particular, como comer alimentos picantes ou ácidos, ou uma lesão por mordida. No entanto, também pode indicar uma deficiência de vitamina (se você estiver com falta de ácido fólico ou vitamina B-12, isso pode levar a uma língua avermelhada), síndrome de Kawasaki em crianças menores, ou escarlatina em crianças entre as idades de 2 e 10.

4.Feridas ou lesões

Se úlceras ou feridas aparecem e permanecerem na língua por mais de seis semanas, contate o seu médico. As possíveis causas incluem infecção, inflamação ou câncer. Dependendo do que está acontecendo, você pode precisar tomar antibióticos, enxaguar com anti-séptico bucal, ou submeter à cirurgia.

5. Você pode ver manchas brancas ou talvez a sua língua inteira coberta branco.

Se isso for verdade, não entre em pânico. Pode ser apenas um revestimento de bactérias, que você pode eliminar melhorando a sua rotina de higiene oral. No entanto, se a descoloração persistir ou você começar a sentir dor, visite o seu médico. Você pode ter uma infecção por fungo chamada candidíase oral. Em casos muito raros, uma língua branca pode ser um sinal de alerta do câncer.

6. Tem uma língua peluda marrom ou preta?

Tão alarmante quanto parece, uma língua negra ou marrom não é tão prejudicial quanto parece. Em muitos casos, é um sinal de má higiene oral que você pode melhorar por beber mais água e escovar os dentes e a língua regularmente. Não se esqueça de usar fio dental.

7. Fissuras ou rachaduras normalmente não exigem tratamento especial.

Mesmo que uma língua fissurada possa ser feia, isso não significa que algo esteja errado. É mais uma variação de uma língua regular do que qualquer outra coisa. A coisa mais importante é certificar-se de escovar para que os detritos não fiquem presos nas rachaduras. Se você estiver preocupado, consulte o seu médico.

8. Se você tem uma língua recortada ou ondulada, contate o seu médico para um diagnóstico correto.

Acontece quando a língua está tão alargada ou inchada que começa a receber impressões de seus dentes. Apesar do desconforto que provoca, este sintoma é geralmente inofensivo, mas pode indicar um problema mais profundo incluindo alergias, desidratação, tiróides, síndrome da articulação, ou deficiência do qi do baço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES