8 verdades e mitos sobre implantes dentários

Especialista esclarece dúvidas frequentes sobre o tratamento odontológico que traz de volta a arcada dentária perfeita

| shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Implantes dentários repõem um, vários ou, até mesmo, todos os dentes de uma pessoa. Entre os principais objetivos, o tratamento restabelece a mastigação correta, aprimora a dicção, previne uma série de doenças bucais causadas pela ausência de dentes e melhora a estética do rosto e do sorriso. O procedimento para implantação de dentes é, para muitas pessoas, envolto em mistérios, mas, na verdade, é bastante simples e seguro quando avaliado e feito por um implantodontista de confiança. O dr. Victor Hugo Brochado esclarece algumas verdades e mitos sobre implantes dentários e dá dicas para assegurar o melhor tratamento em busca do sorriso perfeito.

Apenas idosos podem fazer implantes dentários: MITO. “Qualquer pessoa pode receber implantes dentários desde que o crescimento ósseo esteja concluído e que a saúde bucal e sistêmica esteja de acordo com as diretrizes de segurança para o procedimento”, pontua dr. Victor. O especialista ainda reforça que “o procedimento não pode ser realizado se as gengivas estiverem infeccionadas”.

Gestantes não podem receber implantes dentários: VERDADE. “Todo e qualquer tratamento dentário que possa ser planejado não deve ser realizado durante a gravidez”, alerta dr. Victor. Apenas em casos de tratamentos emergenciais e com a devida avaliação do cirurgião-dentista, o implante pode ser realizado e, preferencialmente, durante o segundo trimestre de gravidez. “Tratamentos eletivos, ou seja, aqueles que podem ser planejados, não devem em hipótese alguma ser realizados durante a gestação”, complementa.

Os implantes são feitos com dentes naturais: MITO. “Em hipótese alguma o implante dentário pode ser feito com dentes naturais. A prótese fixa é desenvolvida com pinos de titânio, que são totalmente compatíveis e se adaptam ao organismo, e dentes de material sintético, que muito se aproximam dos dentes de verdade. Esses materiais são os que mais se aproximam da sensação e da funcionalidade de dentes naturais”, garante o especialista. Mesmo se tratando de dentes artificiais, a higienização correta deve ser rigorosa, pois pode afetar a saúde das gengivas, onde são implantados os pinos.

Fumantes e portadores de diabetes podem receber implantes: VERDADE. “Se a diabetes estiver controlada e se o médico autorizar, o paciente está liberado para receber implantes. O implantodontista precisa, no entanto, ter mais cautela no momento do procedimento e na medicação do paciente”, comenta dr. Victor. Fumantes também podem se submeter ao procedimento, mas, devido a todos os prejuízos causados pelo fumo, correm mais risco de perder os implantes. Para maior sucesso do tratamento, recomenda-se não fumar após o procedimento.

 

O implante pode ser rejeitado pelo organismo: MITO. O pino do implante é feito de titânio, material que se adapta ao osso sem dificuldades. “Casos de perda de implantes são muito raros, mas acontecem quando estão associados a problemas na cirurgia, no pós-operatório ou na qualidade do osso do paciente”, pontua.

A pessoa que recebe implantes dentários pode se alimentar normalmente: VERDADE. “Este é o maior objetivo do procedimento: devolver ao paciente a mastigação correta e o prazer de degustar os alimentos novamente”, diz dr. Victor. Nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente precisa seguir as recomendações do cirurgião e passar por algumas restrições alimentares durante o processo de cicatrização, mas, após o período, está liberado para comer qualquer alimento.

Ao perder o dente, o paciente pode esperar o tempo que quiser para fazer o implante: MITO. Conforme o tempo passa, o osso perde suas características, como espessura e altura, devido a reabsorção óssea, por isso, quanto antes fizer o implante após a perda do dente, melhor. “Quando o osso se enfraquece e atrofia, o paciente precisa de outra cirurgia para fazer enxerto ósseo”, alerta dr. Victor.

Após a conclusão do tratamento, o paciente deve continuar indo ao dentista: VERDADE. A manutenção periódica deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. “O retorno ao dentista é fundamental para avaliação dos componentes que fazem parte do implante dentário, como a prótese, os pinos e a a questão da higienização. Com estes cuidados, muito provavelmente o paciente terá implantes que durarão a vida toda”, diz dr. Victor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES