A curiosa ilha que ‘muda de país’ duas vezes por ano: “França e Espanha”

Ela pertence seis meses por ano aos espanhóis e outros seis meses aos franceses, em um acordo plurinacional que já dura mais de três séculos.

A curiosa ilha que ‘muda de país’ duas vezes por ano: "França e Espanha" | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada seis meses uma pequena ilha localizada no continente Europeu, troca de nacionalidade e fica sob nova administração. A ilha dos Faisões, como é conhecida, não tem um dono fixo, e está localizada no meio do rio Bidasoa, que separa a Espanha da França, e foi palco de um acontecimento histórico que selou a paz entre as duas nações.

Ela pertence seis meses por ano aos espanhóis e outros seis meses aos franceses, em um acordo plurinacional que já dura mais de três séculos. É um registro histórico da rivalidade entre os dois países.

Nos tempos dos romanos, a ilha era conhecida como "Pausoa" — palavra basca que significa "passagem" ou "passo". Os franceses traduziram para "Paysans" (camponeses), que depois virou "Faisans" (faisões). Com o passar do tempo, o nome Ilha dos Faisões permaneceu.

A curiosa ilha que ‘muda de país’ duas vezes por ano: "França e Espanha" (Foto: MDig)

O QUE HÁ NELA? 

Nela existe apenas uma construção: um monumento que simboliza a importância histórica da ilha, onde se assinou, em 7 de novembro de 1659, o Tratado de Paz dos Pirineus, que pôs fim ao conflito iniciado entre os países durante a Guerra dos Trinta Anos. O trato foi selado, ainda, com um casamento entre a filha do rei espanhol Felipe IV, a infanta Maria Teresa de Áustria e o rei francês Luís XIV, conhecido como o Rei Sol.

Ao todo, foram realizadas 24 reuniões de cúpula, com escoltas militares de prontidão para o caso das conversações fracassarem. Apenas 11 anos mais tarde, foi celebrado o acordo de paz, chamado Tratado dos Pireneus.

SEM VISITANTES

O território, além de não ser habitado, não pode ser visitado, independentemente de estar a ser controlado por Espanha ou por França. A entrada é restrita a membros dos Comandos Navais de Donostia (Espanha) e Baiona (França) e a funcionários do governo municipal de Irún e Hendaye, que são responsáveis por cuidar da limpeza e da jardinagem da ilha.

Neste domingo (31), a França irá assumir a administração da ilha até o final do ano de 2022. 

A curiosa ilha que ‘muda de país’ duas vezes por ano: "França e Espanha" (Foto: Fatos Desconhecidos)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES