A história por trás do homem que fez prova do Detran vestido de mulher

Mecânico de Porto Velho foi preso no dia da prova por tentativa de estelionato e falsidade ideológica. 'Queria presenteá-la com a CNH', diz Heitor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco dias depois de ficar conhecido por se vestir de mulher para tentar fazer a prova do Detran no lugar da mãe, o mecânico Heitor Márcio Schiave, 43 anos, tenta voltar à rotina de trabalho na oficina localizada no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho. As informações são do G1.

Ainda com as marcas de esmalte nas unhas das mãos, Heitor revelou ao que decidiu se passar pela mãe porque queria "presenteá-la" neste fim de ano com a CNH de carro. "Eu via o estresse dela nas tentativas frustradas de tirar a CNH, então tive a ideia de me transformar", contou.

Reprodução

Porém, a atitude terminou em prisão no dia da prova prática do Detran, na terça-feira (10). A foto dele vestido de mulher na delegacia viralizou.

Segundo o mecânico, há algumas semanas sua mãe, Maria de Lourdes, viajou para visitar outro filho em Ji-Paraná (RO) e esqueceu um documento na casa de Heitor em Jaci-Paraná.

Diêgo Holanda/G1

Heitor lembra que, no período, sua filha comentou sobre a semelhante física entre o pai e a avó. Então, o mecânico teve a ideia de se vestir de mulher para fazer a prova do Detran. A produção para se transformar na própria mãe começou com a ida em uma loja de roupas. Inicialmente, ele queria um vestido, mas acabou optando por uma saia e uma blusa florida de manga longa.

Depois de comprar a roupa feminina, foi a vez de Heitor fazer a depilação da barba, maquiagem e pintura das unhas. A produção para se transformar na própria mãe durou um dia inteiro. “Passei o dia anterior fazendo a maquiagem. A pior parte foi depilar a barba na cera. Aí eu vou falar pra vocês: se eu soubesse o tanto que doía eu tinha tomado bastante cachaça para amenizar”, brincou.

Na entrevista, o mecânico disse ter passado admirar ainda mais as mulheres por causa da dor na depilação.

Uma noite antes de fazer a prova do Detran, Heitor deu uma volta na cidade vestido de mulher e não foi reconhecido por nenhum morador. Por isso, se sentiu seguro para fazer o exame prático de direção no lugar da mãe.

Reprodução

Para evitar que alguém descobrisse o plano dele no dia da prova, o mecânico disse ter colocado a identidade da mãe na máquina de lavar. O objetivo era que a foto do documento ficasse irreconhecível.

"Eu bati o RG na máquina de lavar roupa, aí deu uma estragada, e não dava pra ver certinho como tava o rosto da foto”, explicou. O teste prático de direção foi marcado para o dia 10 de dezembro no distrito de Nova Mutum, a cerca de 15 quilômetros de onde ele mora.

O mecânico chegou a entrar no carro de teste e fazer a prova de baliza. Mas os examinadores passaram a desconfiar da atitude da "candidata" e chamaram a PM. “Acho que o examinador desconfiou porque eu estava meio ligeiro na direção, mas tinha tudo para dar certo”, disse, contando que não teve má-fé no ato, porque seria uma prova de amor à mãe.

Diante do flagrante, Heitor foi preso e levado à Central de Polícia em Porto Velho.

Preocupação com a mãe

Heitor disse que quando a mãe soube da prisão dele chorou bastante e se sentiu culpada. "Ela ficou bastante preocupada no dia, mas acabei sendo solto." O filho de Maria de Lourdes contou ainda que não sabe se repetiria o plano da CNH, mas que pela mãe dele faria qualquer coisa.

Diêgo Holanda/G1

“Eu sou muito emotivo, eu vivo intensamente e vivo minha mãe intensamente. O que tem de ser, é. Nunca teve meio-termo. Eu amo ela demais”, diz emocionado.

Questionado sobre o que pensou quando viu o plano dar errado, ele disse que sabia que seria preso, mas que não tinha ideia de uma possível condenação criminal por falsidade ideológica, por exemplo. O irmão de Heitor, o advogado Arthur Bagder Schiave, é quem vai cuidar da defesa do caso no Judiciário. Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil para investigar a prática dos crimes de estelionato e falsidade ideológica.

Com a repercussão do caso, o mecânico ganhou um apelido no distrito de Jaci-Paraná: “Os moradores me acharam e quando passam aqui gritam: ‘olha a oficina da vovozona'", conta aos risos.

Repercussão

Não foi apenas no distrito de Jaci-Paraná que o caso repercutiu nesta semana. A imagem de Heitor vestido de mulher, ainda na delegacia, foi destaque até na Europa. O site da rede BBC destacou que o homem tentou se passar pela mãe porque ela teria reprovado três vezes nas provas do Detran em Rondônia.

Já o jornal "The Guardian" afirmou que, em uma das tentativas de tirar a CNH, a mãe de Heitor chegou atrasada no local da prova e não pôde entrar no carro.

Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES