A mulher que memorizou poemas censurados para salvar obra do marido

Novo romance de Noemi Jaffe narra a vida de Nadejda, mulher do poeta Ossip Mandelstam, que salvou seus versos do esquecimento com sua memória

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não fosse por sua esposa, os versos do poeta russo Ossip Mandelstam seriam meras palavras ao vento. Ele os declamava em público, mas nunca transcrevia - essa tarefa cabia a Nadejda. Depois que Ossip morreu em um Gulag, Nadejda, cujo nome apropriadamente significa "esperança" em russo, passou 25 anos memorizando seus poemas até finalmente poder publicá-los. Sua história de amor e resistência inspira O Que Ela Sussurra, o novo livro de Noemi Jaffe, publicado pela Companhia das Letras.

Nadejda

O romance ficcionaliza passagens da vida do casal, como se Nadejda remoesse seu relacionamento ambíguo, entre a paixão e o abuso, e os anos de terror aos quais foram submetidos quando Ossip compôs o debochado poema Epigrama de Stalin e passou a ser perseguido pelo regime soviético. 

"Eu não deveria dedicar minha vida a memorizar poemas que não serão lidos nem impressos e menos ainda publicados, me arriscando por palavras que não fui eu quem criou", pensa Nadejda, que, no livro de Jaffe, pondera as contradições de ser uma protofeminista submetida a um relacionamento abusivo com um homem mais velho - Nadejda gostaria de ter sido pintora, mas desistiu de seu sonho por insistência dele.

"Acho que ele me queria inteiramente dele, queria que eu me dedicasse a ouvir e escrever seus poemas, a suportar suas infidelidades suportáveis, a estar em casa quando ele chegasse, queria me ter como alguém que pudesse ficar atrás, do lado, por baixo dele."

Escrito em um caudaloso fluxo de consciência, o romance coloca o leitor diante das angústias de uma Nadejda já velha, desiludida com os rumos de sua vida e amargurada com seu país.

"Se poemas fossem capazes de mudar o mundo, não seriam poemas, mas máquinas. Sua força está em sua incapacidade, seu movimento instantâneo de dúvida, um deslocamento da pálpebra, uma ausência despercebida que vem se instalar na alma de forma mais duradoura. Os vencedores sabem disso e por isso nos odeiam e nos temem, porque conhecem o perigo dos mínimos deslocamentos." 

De fato, o perigo evocado pela poesia se manifestou com força máxima na vida de Ossip e Nadejda sob o regime soviético - com algumas semelhanças perturbadoras com o Brasil contemporâneo, como quando ela relata o clima de desconfiança e hostilidade nas ruas, ou que "os alunos eram instruídos a espionar os professores".

O absurdo chega ao ápice quando Stalin telefona para Boris Pasternak (que viria a vencer o Nobel de Literatura) e pergunta se Mandelstam é um bom poeta, como se não valesse a pena oprimi-lo se fosse medíocre. "Você já sabia que, aqui, a poesia é tão importante quanto o dinheiro, já que o poder se ocupou continuamente em perseguir os poemas e os poetas", desabafa Nadejda consigo mesma.

Ao longo do romance, versos de Mandelstam se desnudam e Jaffe chega a abrir brechas para novas interpretações. "Qualquer um encontra tudo o que quiser num poema", pensa Nadejda.

"Se quiser entender que 'Não abafarei as dores, não ficarei mudo,/ Mas traçarei o que quiser traçar./ E agitado o sino do muro nu/ E desperta a quina da inimiga sombra,/ Atrelarei dez bois à voz' é um libelo contra a Igreja, assim será e então haverá teorias e livros e citações, tudo para mostrar o quanto a poesia de Óssip é, toda ela, um canto de protesto antieclesiástico e, portanto, a favor da Revolução." 

Além dos vários poemas de Mandelstam citados em O Que Ela Sussurra, o leitor brasileiro pode ter um vislumbre de sua obra na recente coletânea O Rumor do Tempo (Editora 34). Dessa forma, é possível experimentar o tempo parar ao ler seus versos, como Nadejda sentia. "Agora mesmo o tempo parou. Ouça. Ele faz um ruído quando para de passar. Eu dizia: 'O corpo a mim é dado - dele o que devo fazer? / Tão único e tão meu ser?'"

O Que Ela Sussurra

Autora: Noemi Jaffe

Editora: Companhia das Letras



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES