A quantidade de banhos no cachorro deve mudar no verão?

Os cachorros não suam como os humanos, por isso o aumento da frequência dos banhos é mais uma escolha do dono

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O verão começa oficialmente neste domingo (22), trazendo com ele os dias mais quentes do ano. Com o calor muitas pessoas auemntam a quantidade de banhos diários em busca de se refrescarem e acabam se perguntando se deveriam fazer o mesmo com o cachorro

Ricardo Cabral, veterinário da Virbac, explica que os cães não suam da mesma forma como os humanos - as trocas de calor acontecem pelas patas e pela língua - e por isso não há necessidade de aumentar a quantidade de banhos. "Nessa época do ano as brincadeiras com água são bem vindas, mas não precisa necessariamente aumentar a frequência dos  banhos. 

Dessa forma, o tempo entre um banho e outro pode continuar sendo o mesmo da recomendação tradicional: a cada 7 dias para cães pequenos e a cada 15 para cães maiores. Agora, se o dono decidir aumentar a frequência o ideal é que o veterinário do animal seja consultado antes, afinal execesso de banhos não é saudável. 

Qual produto usar no banho do cachorro?

De acordo com Ricardo a regra mais importante é usar produtos de higiene canina. "Muitos tutores acabam utilizando o seu próprio shampoo ou até mesmo barra de sabão de lavar roupas, mas isso não é bom para o cachorro. Além de ressecar a pele e provocar alergia e irritações, o uso de produtos inadequados pode também causar um desiquilíbrio de óleos nos pelos, criando um ambiente ideal para bactérias, parasitas e vírus”, explica. 

Os mais indicados são shampoos que possuem ingredientes hipoalergênicos, mesmo que o cão não seja alérgico. Esse produto pode evitar que a pele do pet fique irritada quando ocorre o contato com agentes desconhecidos.

Além disso, conhecer o pelo e o tipo de pele do animal é fundamental. "Os shampoos caninos possuem funções de desembaraçante, antiqueda, manter a cor natural do pelo, entre outras. Portanto, identificar necessidades comuns a cada tipo de pelagem facilitará na hora de comprar o produto", explica o veterinário. "A pele também deve ter atenção especial. Se ela é seca, por exemplo, procure por um shampoo hidratante. Se é oleosa, um shampoo que controle a oleosidade", finaliza.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES