Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Acorda muito durante a noite? Veja posição correta para dormir melhor

Especialista fala sobre como melhorar a postura durante a noite e se livrar das incômodas dores

Compartilhe
Google Whatsapp

A manutenção da postura é essencial para um descanso de qualidade. Durante o sono, perdemos o controle da musculatura e para evitar problemas mais sérios na coluna é importante se preocupar com a postura correta durante toda a noite.

Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, a boa postura é importante para evitar pequenos despertares que interrompem o clico do sono e não permitem que o indivíduo percorra todas as fases até atingir o estágio  profundo. “Nessa fase, acontecem as principais funções do sono, como a regeneração celular, a produção de hormônios, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória e do aprendizado. Além disso, se atentar a postura evita problemas e dores nas regiões cervical, torácica e lombar, a longo prazo”, explica.

De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Já, dormir de bruços não é recomendado. Além de forçar a coluna lombar, deixa o pescoço torcido, tencionando nervos e músculos da região cervical”, afirma Renata.

A Consultora do Sono, Renata Federighi, dá mais algumas dicas para melhorar a postura e o bem-estar durante o sono.

Escolha o travesseiro correto

Não existe o travesseiro ideal, mas sim o que se adapta melhor às necessidades de cada um. Há três pontos fundamentais para levar em conta na hora da escolha de um travesseiro: a posição em que dorme, o biótipo e, claro, o gosto pessoal. “Um bom teste para tirar a dúvida sobre o modelo ideal é deitar-se com o travesseiro e verificar se o pescoço está retinho: se estiver voltado para cima ou para baixo, prefira outro modelo”, orienta a especialista.

Questões pessoais, por outro lado, interferem em pontos como o toque e suporte da espuma - macia, média ou firme; formato - tradicional ou anatômico; conforto térmico; proteção antiácaro, entre outros. “Uma pessoa alérgica dá maior atenção à proteção, enquanto alguém que transpira muito prioriza o frescor do travesseiro”, comenta.

Alinhe a coluna

Independentemente da posição escolhida, é indispensável alinhar cabeça, ombros e quadril. Para manter a coluna alinhada na posição lateral, a dica é utilizar dois travesseiros, sendo um para a cabeça, preenchendo o espaço entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus, e outro entre os joelhos, mantendo-os afastados e evitando a rotação da lombar. Para quem dorme de costas (ou de barriga para cima), o ideal é manter os joelhos semiflexionados e usar um 2º travesseiro embaixo deles. E para quem, inevitavelmente, dorme de bruços (ou de barriga para baixo), é aconselhável um travesseiro bem baixinho apenas para apoio e conforto da cabeça e um 2º travesseiro embaixo do quadril.

Tenha um bom colchão

“Ter um bom colchão é fundamental para manter a coluna alinhada e garantir noites de sono revigorantes”, garante a consultora.



Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se