Acorda muito durante a noite? Veja posição correta para dormir melhor

Especialista fala sobre como melhorar a postura durante a noite e se livrar das incômodas dores

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A manutenção da postura é essencial para um descanso de qualidade. Durante o sono, perdemos o controle da musculatura e para evitar problemas mais sérios na coluna é importante se preocupar com a postura correta durante toda a noite.

Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, a boa postura é importante para evitar pequenos despertares que interrompem o clico do sono e não permitem que o indivíduo percorra todas as fases até atingir o estágio  profundo. “Nessa fase, acontecem as principais funções do sono, como a regeneração celular, a produção de hormônios, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória e do aprendizado. Além disso, se atentar a postura evita problemas e dores nas regiões cervical, torácica e lombar, a longo prazo”, explica.

De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Já, dormir de bruços não é recomendado. Além de forçar a coluna lombar, deixa o pescoço torcido, tencionando nervos e músculos da região cervical”, afirma Renata.

A Consultora do Sono, Renata Federighi, dá mais algumas dicas para melhorar a postura e o bem-estar durante o sono.

Escolha o travesseiro correto

Não existe o travesseiro ideal, mas sim o que se adapta melhor às necessidades de cada um. Há três pontos fundamentais para levar em conta na hora da escolha de um travesseiro: a posição em que dorme, o biótipo e, claro, o gosto pessoal. “Um bom teste para tirar a dúvida sobre o modelo ideal é deitar-se com o travesseiro e verificar se o pescoço está retinho: se estiver voltado para cima ou para baixo, prefira outro modelo”, orienta a especialista.

Questões pessoais, por outro lado, interferem em pontos como o toque e suporte da espuma - macia, média ou firme; formato - tradicional ou anatômico; conforto térmico; proteção antiácaro, entre outros. “Uma pessoa alérgica dá maior atenção à proteção, enquanto alguém que transpira muito prioriza o frescor do travesseiro”, comenta.

Alinhe a coluna

Independentemente da posição escolhida, é indispensável alinhar cabeça, ombros e quadril. Para manter a coluna alinhada na posição lateral, a dica é utilizar dois travesseiros, sendo um para a cabeça, preenchendo o espaço entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus, e outro entre os joelhos, mantendo-os afastados e evitando a rotação da lombar. Para quem dorme de costas (ou de barriga para cima), o ideal é manter os joelhos semiflexionados e usar um 2º travesseiro embaixo deles. E para quem, inevitavelmente, dorme de bruços (ou de barriga para baixo), é aconselhável um travesseiro bem baixinho apenas para apoio e conforto da cabeça e um 2º travesseiro embaixo do quadril.

Tenha um bom colchão

“Ter um bom colchão é fundamental para manter a coluna alinhada e garantir noites de sono revigorantes”, garante a consultora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES