Acordar no meio da noite para urinar pode ser sinal precoce de enfarte

Acordar durante a noite para urinar pode ser um sinal de alarme para a incidência de um possível ataque cardíaco ou enfarte, alertam especialistas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Despertar de noite para fazer xixi foi associado a uma probabilidade 40% maior de sofrer de pressão arterial elevada, levando os especialistas a recomendar a redução da ingestão de sal de modo a prevenir o aparecimento da condição. E quantas vezes mais se levanta para urinar, maiores são as probabilidades de sofrer de hipertensão. A patologia é preocupante porque quando não é tratada pode provocar ataques cardíacos súbitos e enfartes.

O médico Satoshi Konno do Hospital Tohoku Rosai, no Japão, questionou 3,749 indivíduos, que haviam sido avisados para diminuírem o consumo de sal.

Comparativamente aos países ocidentais, estima-se que em média a população japonesa consuma mais sal e apresente igualmente uma maior predisposição para ter uma maior sensibilidade ao sal, o que significa que a pressão arterial destes indivíduos sobe exponencialmente conforme a quantidade que ingerem.

Konno disse em declarações à publicação britânica The Sun: “O consumo médio de sal no Japão é de aproximadamente 10 gramas por dia, o que é mais do dobro do que a ingestão no resto do mundo, que ronda as 4 gramas”.

“Este consumo excessivo está relacionado com a preferência na alimentação dada ao marisco e a alimentos que têm como base a soja”.

A professora Barbara Casadei da Universidade de Oxford, no Reino Unido, explicou: "Mais de mil milhões em todo o mundo sofrem de pressão alta, sendo que esta é uma das principais causas de morte prematura e foi responsável por quase 10 milhões de morte em 2015”.

A nova pesquisa foi apresentada na Japanese Circulation Society.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES